sexta-feira, 11 de março de 2011

Querer não é poder

Publicado em 11 de março de 2011

Natalie Portman e Ashton Kutcher formam casal protagonista de Sexo sem Compromisso, comédia romântica com cenas quentes, enquanto Owen Wilson estrela longa Passe Livre em que mais fala de sexo do que faz

Entram em cartaz duas comédias voltadas para o público adulto que têm o sexo como um dos temas principais. Em uma dessas estreias, a ganhadora do Oscar de Melhor Atriz, Natalie Portman, divide a cena e a cama com o marido de Demi Moore, Ashton Kutcher, em Sexo sem compromisso (No strings attached – 2011). Na outra, Owen Wilson e Jason Sudeikis são parceiros de cena como bons amigos, claro, nos papéis principais de Passe livre (Hall pass – 2011). Enquanto que, na primeira comédia, a pegação rola solta entre amigos que tentam, como o próprio título diz, fazer sexo ser formar um compromisso sério, o segundo filme mostra que, nem sempre, querer é poder.

Jason Sudakis é o parceiro de Owen Wilson na comédia Passe Livre: química humorística é destaque em trama sobre relacionamentos

No longa dirigido pelos irmãos Bobby e Peter Farrelly – diretores de Quem quer ficar com Mary? (There's Something About Mary – 1998), Wilson e Sideikis recebem de suas esposas um passe livre. Na definição que rolou no trailler promocional do filme este termo quer dizer: “Passe livre (pas.se li.vre), s.m. - uma semana de folga do casamento para fazer o que quiser sem consequências”. A ideia parte das próprias esposas que, irritadas com o comportamento pouco civilizado dos maridos (em uma cena, o personagem de Wilson para de conversar com a esposa para olhar a bunda de uma mulher que passa), querem provar que eles não fazem sexo com todas as garotas gostosas do mundo não porque estão casados, mas porque não têm competência suficiente para conseguir tal façanha.

Enquanto as esposas parecem passar uma agradável semana só para elas, os maridos sentem-se muitos frustrados ao não conseguirem se transformar em pegadores de primeira ao se juntarem a mais três amigos. O quinteto sai à caça, mas não sabem bem aonde ir nem o que fazer e as piadas que resultam desse impasse são boas, rudes, mas boas. As cantadas ensaiadas, por exemplo, são de uma grosseria hilariante, capazes de despertar, principalmente no público feminino, a repulsa, o riso e, quem sabe, até um pouco de pena nas mais condescendentes.

Mulherzinhas

 Natalie Portman e Ashton Kutcher são muito mais do que bons amigos na comédia romântica nada açucarada Sexo sem compromisso

O roteiro de Passe livre foi escrito pelos irmãos Farrelly com a colaboração de Peter Jones e Kevin Barnett.  Já Sexo sem compromisso é de autoria da roteirista Elizabeth Meriwether. Pode ser por influência do gênero dos roteiristas ou pode ter sido um caso pensado, o fato é que a comédia dos Farrelly tende agradar mais aos homens e o filme estrelado por Natalie e Ashton deve cair nas graças do público feminino. Mas não se iluda. Esta película não é uma comédia romântica açucarada. Ela é uma comédia romântica recheada de cenas quentes, salpicada com palavrões e brindada com piadas nada castas. O alvo aqui são as mulheres, mas, nem por isso, este filme pode ser um martírio para os homens.

Dirigido por Ivan Reitman, de Evolução (Evolution – 2001) e Minha super ex-namorada (My super ex-girlfriend – 2006), Sexo sem compromisso arrecadou US$ 20,3 milhões na semana de estreia nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: