quinta-feira, 24 de março de 2011

Letras & Livros 04

127 Horas – Uma empolgante historia de sobrevivencia


Primeiro veio o livro, em 2005, e depois o filme, em 2010. Isto, nos Estados Unidos. Nas principais capitais do Brasil, o lançamento da história de Aron Ralston nestes dois formatos acontece quase ao mesmo tempo, mas primeiro, a película, para garantir uma platéia, e só depois, a publicação, para angariar alguns leitores. Em Goiânia, o filme ainda não chegou às salas de projeção e, mesmo depois de ser indicado a a seis Oscars, inclusive de melhor filme, não há previsão de estréia na capital goiana. Porém, o livro“127 horas – Uma empolgante historia de sobrevivência” já está em cartaz nas livrarias. A publicação faz um relato engraçado e honesto do montanhista Ralston que passou cinco dias e sete horas com o braço direito preso por uma pedra em uma fenda do Parque Nacional de Canyonlands, em Utah, nos Estados Unidos.

Com pouca água e comida e sem jaqueta para enfrentar as noites geladas, o aventureiro, que não havia avisado ninguém sobre sua aventura nos “canyons”, usa sua câmera de video para gravar mensagens de despedida para sua família e seus amigos, agradecendo sua vida, na esperança que alguém achasse a fita com as imagens de seus últimos dias de vida. Cansado de esperar, Ralston entende, na manhã do quinto dia, que sua salvação só depende dele e, em um ato extremo, ele consegue se soltar da rocha. Apesar de a descrição da amputação do braço do montanhistas ser bastante detalhada no livro, os leitores mais sensíveis, após ler esta passagem, certamente não precisarão ser levados ao hospital como aconteceu com alguns espectadores que assistiram esta cena no filme.

Para os bilíngues, a versão original em inglês publicada pela Pocket Books USA pode ser adquirida no site da Saraiva por 25,12 (frete para Goiânia incluso).

“127 Horas – Uma empolgante historia de sobrevivência”
Autor: Aron Ralston
Editora: Seoman
Ano de lançamento: 2011
Preço médio: R$ 39,90

Noite das lágrimas em África

“Tudo não passava de pensamentos limitados, pensamentos dos pobres, dos analfabetos como eu. Que se transformava, em cada noite, em lágrimas, medo de não viver o amanhã.”


O professor de inglês e artes e escritor Marcelo Aratum aproveita o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial (21 de março) para lançar seu livro “Noite das lágrimas em África” no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Nascido em Bissau, na Guiné-Bissau, em 1974, Aratum veio para a capital de Goiás há nove anos, quando ganhou uma bolsa de estudos. Aqui, ele se graduou em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), em 2005, e fez pós-graduação em Docência pela mesma instituição, em 2007. Durante sua infância na África, o escritor nunca deixou de se preocupar com os estudos, apesar de ter que abandoná-los por alguns anos para poder apoiar a mãe na construção de sua casa entre 1988 e 1989 e só conseguir retornar a eles em 1991. Sete anos mais tarde, teve que interromper novamente sua educação quando explodiu o conflito político-militar, em junho de 1998, que tirou a vida de sua mãe.

A história de Aratum se confunde com a do livro que ele escreveu. Baseado nas lembranças que o autor tem da sua terra natal, o romance é narrado em primeira pessoa pela fictícia, a Nhá Dona Badjudessa, negra, pobre e analfabeta. Apesar de não ter tido uma educação formal, Badjudessa é consciente da dominação que sofre, pelo marido alcoólatra que ela abandona logo no primeiro capítulo. A religião é outra forma de dominação que a protagonista da qual a protagonista tenta se esquivar. O governo e a influência estrangeiras também oprime Badjessa no livro e que oprimiu Aratum nos anos que viveu na África.

Lançamento do livro e leitura dramática com Otoniel dos Reis & Convidados
Quando:
Amanhã, a partir das 19h
Onde: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro - Rua 03, esquina com Rua 09, nº 1016, Galeria Ouro, Centro
Informações: 3524-2541

“Noite das lágrimas em África”
Autor: Marcelo Aratum
Editora: Kelps
Ano de lançamento: 2010
Preço de lançamento: R$ 40,00
Vendas e informações: 8115-4377 / noitedaslagrimasemafrica@yahoo.com.br

Nenhum comentário: