quarta-feira, 9 de março de 2011

De cara limpa no carnaval

Publicado em 08 de março de 2011

Não importa se bateu aquele sono depois da folia... Jamais vá dormir sem retirar a maquiagem. Pele suja causa obstrução dos poros, o que promove o surgimento de cravos e espinhas e prejudica a renovação das células do seu rosto

Carnaval é tempo de excessos. Dança-se muito, come-se muito e bebe-se muito. O exagero aparece em tudo, inclusive na maquiagem que costuma ser bem mais pesada que no dia a dia ou na balada em outras épocas do ano. Por isso, depois de foliar bastante, não deixe se levar pela preguiça, cansaço ou ressaca, pois nenhuma desculpa serve para dormir de maquiagem. Ricardo Cosenza, “make up artist” da  Dior é enfático: maquiagem não faz mal à pele, o que é ruim mesmo é não tirá-la após um dia de trabalho ou depois de uma festa. Sujeira acumulada na superfície da pele pode causar obstrução de poros e acentuar o aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, se ela não for limpa, a sua renovação celular (feita durante o sono) fica prejudicada. Não limpar a pele também deixa a cútis mais sensível e pode até provocar alergias.

O maquiador Fernando Toquartto, em seu recém-lançado livro O Boticário – Maquiagem,  ensina que a limpeza da pele deve ser acompanhada por mais dois passos: a tonificação e a hidratação. Segundo ele, esses três passos básicos devem fazer parte da rotina feminina assim como passar fio dental, escovar os dentes e usar protetor solar. Ele ainda lança um desafio àquelas que costumam pular essa etapa da higienização cotidiana: “Pratique o ritual básico de cuidados por 15 dias consecutivos e avalie na própria pele a diferença. Segundo o maquiador, a pele ganha viço, luminosidade e fica mais sedosa.

Limpeza

Este deve ser o primeiro passo da sua prática diária de cuidados com a pele e repita à noite, antes da tonificação e da hidratação. Limpar o rosto antes de aplicar a maquiagem garante que ela se fixe melhor. A dica é, pela manhã, lavar o rosto com sabonete específico e água fria ou morna. Não use água quente, pois ela agride o manto hipolipídico, uma proteção natural da pele, o que pode provocar ressecamento. Para retirar a maquiagem, use um demaquilante e, na sequência, lave o rosto com o sabonete facial. A esfoliação, responsável por uma limpeza mais profunda, não deve ser diária, mas precisa ser feita regularmente. Use esfoliantes específicos para a face à base de micropartículas que não agridam a pele.

Tonificação

Muita gente costuma pular esta parte, indo direto para a hidratação por não saber para que isso serve afinal. A principal função do tônico facial é equilibrar o PH da pele que fica levemente alterado após a limpeza. Além disso, um bom produto ajuda a remover resíduos e impurezas, promove a renovação celular, combate os radicais livres (que podem envelhecer a pele) e ainda ajuda a diminuir a oleosidade. Muita responsabilidade para um frasquinho só.

Hidratação


Agora seu rosto está pronto para ser hidratado. O truque aqui é escolher um produto que seja adequado ao seu tipo de pele, sua idade e até à sua cor. Também existem produtos diferentes para a noite e para o dia. Os cremes mais modernos hidratam, controlam a oleosidade e ainda ajudam na cicatrização de cravos e espinhas. Torquatto dá outra dica: algumas bases de boa qualidade dispensam o uso prévio de hidratante.
E lembre-se, na dúvida, consulte um dermatologista que pode indicar quais são os me-lhores produtos para você.

Nenhum comentário: