quarta-feira, 9 de março de 2011

Feliz Ano novo... de novo

Publicado em 09 de março de 2011

A velha máxima de que a rotina só começa depois do carnaval parece estar bem enraizada à cultura brasileira. Mas como tudo que é bom acaba, com o fim do feriado mais animado do País é hora de planejar, de fato, 2011

Um estudo feito pela Potencial Pesquisas e pela Painel Brasil com uma amostra de 400 pessoas que moram em Salvador constatou que o ano realmente só começa após a quarta-feira de Cinzas para 71,5% dos soteropolitanos. Será que isso acontece somente com os baianos, que têm má fama de preguiçosos, ou a maioria dos brasileiros também pensa assim? Analise o seguinte e tire suas conclusões: janeiro começa com um feriado mundial dedicado mais a curar a ressaca do Réveillon do que celebrar a paz entre os povos. As pessoas ainda não se acostumaram ao novo ano, é período de férias escolares, férias parlamentares, férias do Judiciário... Por isso, antes que pessoas comecem a escrever em seus cheques “2011” sem ter que pensar muito, já chegou fevereiro e, com ele, o carnaval. E este ano, que a data passou para março? O ano será menor e menos produtivo?

Então já vem o segundo mês do ano que costuma ser o mês do carnaval. A véspera do feriado prolongado e a excitação da folia costumam fazer com muita gente adie seus compromissos importantes para depois da festa. E, como fevereiro é um mês curtinho, quando menos se espera, ele já passou. Daí, o carnaval acaba e já se está em março. Os compromissos adiados chegam e é hora de curar a segunda grande ressaca do ano e começar a trabalhar ou estudar mesmo. Bem, isso até o próximo feriadão.

Geralmente, a folia acontece no segundo mês do ano, porém, em 2011, a festa caiu no mês de março. Se for verdade que o ano só começa depois do carnaval, os brasileiros acabaram de farrear exatamente 68 dos 365 dias do ano. Tendo esta mudança de datas em vista, aquele mesmo estudo que afirma que a grande maioria dos soteropolitanos concordam com o ditado popular perguntou a eles se isso era bom ou ruim. Para 64,5% deles, os faturamentos do comércio e dos serviços devem se beneficiar e 52% consideram que este prolongamento ajuda no aumento do fluxo de turistas e consequentemente na taxa de ocupação hoteleira. Isto não é nenhuma surpresa para uma cidade que se beneficia tanto com o turismo e ainda promove uma das maiores festas de carnaval do Brasil. E baiano gosta tanto da folia que inventou um monte de outras eventos que eles chamam de carnaval fora de época.

Por outro lado, 68,5% dos entrevistados acreditam que um carnaval tardio prejudica os estudos/aulas enquanto apenas 5,5% entendem que há prejuízo no trabalho. Mas carnaval não se resume apenas a trabalho e faturamento para quem mora em Salvador. O levantamento verificou que quase metade (42,5%) dos soteropolitanos participam da folia com frequência. Segundo José Carlos Martins Leite, diretor da Potencial Pesquisas, “independente de que forma brincam o carnaval, ou seja, se na pipoca, nos blocos ou no camarote, a participação acontece igualmente entre homens e mulheres e também nas diversas classes sociais. No entanto, a maior participação está naqueles com idade entre 18 e 45 anos, com predominância dos adultos entre 25 e 35 anos”.

Abadá ou pipoca?

Atualmente, existem uma grande quantidade de blocos e camarotes em Salvador, mas, mesmo assim, mais de 40% dos baianos que moram na cidade vão pular carnaval na pipoca, ou seja, fora das áreas reservadas a quem compra o abadá, o uniforme dos blocos, ou passe para os camarotes, seja por preferência ou por condição financeira. Quando da análise por faixa etária e classe social, percebe-se que 44,9% dos jovens entre 18 e 24 anos costumam brincar nos blocos e que 46% daqueles com mais 35 anos optam por ficar na pipoca. A maioria das pessoas das classes D e E (56,5%) aproveita a festa na pipoca enquanto 33% não brinca o carnaval.

Mas opções da capital baiana não se resumem a como brincar a folia. Existem aqueles que resolvem não participar da maior festa da Bahia. Existem 35,5% que não curtem a folia de Salvador e que procuram aproveitar a folga de outra forma. Destes, quase metade (40,25%) fica em casa, 37,75% viaja e 19,5% trabalha ou estuda. “Entre aqueles que não vão brincar o carnaval, a pesquisa constatou que quase 90% da classe E soteropolitana vai ficar em casa durante a festa, enquanto 65% da classe A vai viajar, saindo de Salvador”, completa Renê Pimentel, diretor da Painel Brasil.

Calendário de folgas

Chegou à quarta-feira de Cinzas. O carnaval acabou e se inicia a Quaresma. A partir de hoje, em homenagem aos 40 dias que Jesus jejuou no deserto, alimentaremos a contrição até a sexta-feira da Paixão, quando celebramos, digo, lamentamos a sua morte e comemoramos a chegada do feriadão da Semana Santa que, neste ano, começa na quinta-feira, dia 21 de abril, emendado com o Dia de Tiradentes. Apesar de vivermos em um Estado Laico, os dias santos católicos somam cerca de metade dos feriados que comemoramos durante o ano. Confira a lista de feriados oficiais até o fim de 2011 e programe sua agenda, suas folgas, viagens ou celebrações.

Abril
21 (quinta-feira) – Tiradentes
22 (sexta-feira) – Paixão de Cristo
24 (domingo) – Páscoa
Maio
01 (domingo) – Dia do Trabalho
24 (terça-feira) - Nossa Senhora Auxiliadora - Padroeira de Goiânia
Junho
23 (quinta-feira) – Corpus Christi
Setembro
07 (quarta-feira) – Independência do Brasil
Outubro
12 (quarta-feira) – Nossa Sra. Aparecida – Padroeira do Brasil
24 (segunda-feira) – Aniversário de Goiânia
Novembro
02 (quarta-feira) – Finados
15 (terça-feira) – Proclamação da República
Dezembro
25 (domingo) – Natal

Nenhum comentário: