quarta-feira, 2 de março de 2011

Beleza máscula

Publicado em 02 de março de 2011

Por diversas razões, o homem atual tem se tornado cada vez mais vaidoso. Outra boa notícia é que, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, quem se preocupa com a aparência cuida mais da saúde e vice-versa

Quem tem mais de 30 anos deve se recordar da TV Macho, um quadro humorístico do programa TV Pirata, exibido pela Rede Globo entre 1988 e 1992. O esquete parodiava os programas voltados para o público feminino que existem até hoje e exibem entrevistas e dão dicas de culinária e beleza. Em um episódio o anfitrião Zeca Bordoada, interpretado por Guilherme Karan, recebe dicas de beleza de um caubói americano vivido por Marco Nanini. A certa altura da entrevista, o americano diz que, para se ter uma bela pele de macho, o ideal é pegar uma flecha indígena e cavar um sulco profundo no rosto a fim de obter uma garbosa cicatriz. Para os personagens, não bastava que o homem fosse macho, ele tinha que parecer macho, mesmo que machucado.

Assim como a barulhenta revolução sexual feminina dos séculos passados permitiu que as mulheres adotassem comportamentos masculinos e se apropriassem de objetos antes usados apenas por homens, no século XXI, ocorre uma lenta e silenciosa revolução masculina que permite que os homens adotem atitudes e ferramentas femininas sem ter sua sexualidade (muito) questionada. O cirurgião plástico Sérgio Aidar viu o número de pacientes homens quase quadruplicar em seu consultório nos últimos dez anos. Porém, segundo ele, a quantidade de homens que o procuram ainda é baixa em relação às suas pacientes femininas que representam cerca de 85% do total. A principal diferença notada pelo médico está na atitude dos homens que querem sua ajuda.


Charles Stefani M. de Alencar, cirurgião dentista de 29 anos, ostenta as belas tatuagens, um dragão e uma flor de lótus, em um corpo malhado e saudável


“Hoje, o paciente estético masculino está mais à vontade para procurar ajuda de um cirurgião plástico por questão da modernidade e da abertura de pensamentos”, esclarece o médico. Segundo ele, o homem moderno está mais vaidoso e mais liberal. O médico lembra que, no início de sua carreira, lá pela década de 1990, os homens tinham vergonha de ir ao consultório médico de cirurgia plástica por medo de serem confundidos. Agora não. “Hoje, ele chega, fica esperando a vez dele, opera, conta para o amigo dele e o amigo dele vem e faz a mesma cirurgia”, completa Aidar. Ele ainda explica que, antigamente, as coisas eram às escondidas, os poucos que faziam ainda ficavam escondendo, se diziam machos e machos não fazem isso. “Esse machismo está deixando de existir”, finaliza o cirurgião.

Recentemente, o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) publicou um artigo que afirma que quem cuida da aparência tende a dar mais atenção para a saúde e prevenção de doenças. Os homens tem sido notórios por descuidarem de si. Isso tanto é verdade que o Governo Federal gasta muito dinheiro para incentivá-los a procurar ajuda médica quando ficarem doentes e a cuidar mais de seus corpos. Até o Dia Nacional do Homem, estabelecido como 15 de julho, foi criado para, entre outros objetivos, chamar a atenção para a saúde muitas vezes frágil do sexo dito forte. O médico Sérgio Aidar teoriza que o contrário também é verdadeiro e até mais comum: “eles vão para a academia para malhar, para ficar mais saudáveis. Na academia, eles percebem que podem melhorar esteticamente e o que eles não conseguem ali, procuram um cirurgião plástico para melhorar. É uma interação entre saúde e boa aparência”.

Aparência saudável

Thiago Luiz Leal Borges, personal trainer e líder da equipe de musculação de uma academia de classe alta, faz coro com o médico no que diz respeito à essa dobradinha. E o professor enfatiza: “hoje, a realidade do homem moderno é a dedicação a uma boa aparência e, acima de tudo, à qualidade de vida”. Borges afirma que o padrão de estética masculino vai além de ter braços fortes e gozar de abdominais esculpidos. Seus alunos estão realmente se preocupando mais com a saúde, evitando o estresse do dia-a-dia e ostentando um corpo bem trabalhado, com uma ótima aparência.

A musculação e o fisioculturismo são tradicionalmente vistos como atividades de homens vaidosos cujos excessos e uso de anabolizantes se fez notório. Borges afirma que, felizmente, em sua academia, o uso dessas substâncias não é comum, pois os praticantes conhecem os efeitos negativos dessas substâncias e colocam a saúde em primeiro lugar, investindo, não em anabolizantes, mas na boa alimentação e em suplementos alimentares. “Quanto mais conhecimento o aluno tem, mais ele quer se cuidar”, diz Borges. Além disso, seus alunos sempre costumam realizar atividades diferentes da musculação e cuidam mais de seus corpos, visitando médicos e nutricionistas. Eles também procuram ter belos dentes, cuidam mais da pele, fazem depilação e muitos ainda ostentam belas tatuagens.

O cirurgião dentista Charles Stefani M. de Alencar sabe da importância de se ter belos dentes. Ele conta que homens de todas as idades procuram seu consultório para fazer procedimentos estéticos dentários. Mas Alencar não cuida apenas dos próprios dentes. Como sua profissão exige muito de sua coluna, ele é adepto das atividades físicas para seu bem estar. Além da musculação que o ajudou a esculpir um belo corpo, o dentista corre cinco quilômetros na esteira ou no Parque Vaca Brava. Ele acredita que não faz exercícios demais, nem de menos e, além de cuidar da alimentação, cuida do seu visual, mantendo-se barbeado e de cabelo cortado. Há sete anos, ele fez uma tatuagem em homenagem à sua avó que faleceu. O lugar escolhido para o dragão e para a flor de lótus foi o braço esquerdo, pois ali, não somente ele, mas todos podem ver o belo desenho.

Ex-nadador profissional, o também cirurgião dentista Rogério Penna Costa mantém um corpo sarado, aos 26 anos, com exercícios na academia


Seu colega de profissão e de exercícios, Rogério Penna Costa, também ostenta uma tattoo há quatro anos. O ideograma, que fica na parte interna do seu braço esquerdo, é um amuleto que ele carrega no corpo e que significa “destino vitorioso”. Costa pretende fazer uma outra tatuagem que cobrirá parte das costas e das costelas, mas ainda não se decidiu pelo desenho. O dentista se considera um homem vaidoso, mas se acha longe do esteriótipo do metrossexual. Ele afirma que, ao contrário deste que se veste para os outros, ele cuida de sua aparência porque faz bem para o seu ego. Suas atividades físicas começaram aos quatro anos, quando ele começou a fazer natação. Dos seis aos 20, nadou profissionalmente e, aos 21, ele parou com a natação e começou a fazer academia. Ali, ele não se preocupa muito com suas roupas, mas no seu cotidiano, gosta de estar bem vestido. Costa também se mantém barbeado e com o cabelo bem cortado. Além do xampu e do condicionador, o único cosmético que ele usa regularmente é um pós-barba.

Maquiagem masculina

Este é um assunto delicado (não é um trocadilho) principalmente para os machos de plantão que tem medo de usar uma simples pinça para separar a horrível “monocelha”. Há algum tempo, os homens têm se rendido aos tratamentos estéticos como depilação, lipoaspiração, peelings e até tinturas e luzes no cabelo, porém o uso de maquiagem não é tão difundido assim. No entanto, como cada vez mais os homens têm se rendido aos tratamentos cosméticos em clínicas especializadas e em casa, o uso de base e corretivos é um pequeno passo a ser dado em direção de uma aparência melhor.

De olho neste público crescente, o belo ex-modelo e maquiador Thiago Botelho criou o site www.maquiagemmasculina.com. Ele diz que percebeu, no Brasil, a ausência de alguém, do mesmo sexo, que ensinasse um homem a ter cuidados diários com a pele ou a usar maquiagem de forma simples e natural. No site, ele dá dicas de produtos, ensina a cuidar da pele e a evitar as linhas de expressão e ainda explica passo a passo como um homem deve se maquiar. Resta saber se, nos próximos anos, essa moda pega e se o típico machão vai perder o medo de tirar a sobrancelha e vai começar a usar base com filtro solar.

Nenhum comentário: