sábado, 19 de março de 2011

Música que não acaba mais

Publicado em 17 de março de 2011


Canto de Ouro segue sua programação apresentando seu nono elenco. Atualmente, este é o maior festival dedicado à MPB em Goiânia com 13 semanas de shows

O projeto Goiânia Canto de Ouro segue a todo vapor e apresenta hoje, amanhã e sábado o seu nono elenco. No palco, os cantores Beto Cupertino, Cristiane Perné, Diego de Moraes e Horton Macedo se juntam à banda formada por Guilherme Santana, Nonato Mendes, Front Jr., Sérgio Pato e Henrique Reis. Domingo é dia de um elenco extra, formado por algumas das bandas e artistas que participaram do CD Radiografia que reuniu jovens expoentes da MPB produzida em Goiás.

Os músicos do nono elenco possui uma proposta de MPB renovada e interpretam canções consagradas da música popular brasileira juntamente com algumas experiências que extrapolam alguns limites da MPB. Beto Cupertino é oriundo do meio rock 'n roll, enquanto Diego de Moraes é um sujeito que não tem medo de ousar e agrada tanto ao público como à crítica. Já Cristiane Perné, com sua voz imponente viaja por inúmeras linguagens e Horton Macedo fez casa no jazz e na MPB tradicional.

A quarta edição do Goiânia Canto de Ouro segue até o dia 17 de abril, quando encerra suas 13 semanas de shows que envolvem 65 instrumentistas e 68 cantores em 58 apresentações diferenciadas. Além dos shows, sete oficinas musicais estão sendo ministradas aos domingos. Desde sua primeira edição, o projeto tem como objetivo aproveitar a diversidade cultural dos artistas goianos e oferecer atrações de qualidade ao público da capital.

Beto Cupertino

Este músico é mais conhecido como vocalista, guitarrista e compositor/letrista da banda Violins que nasceu em 2001 com o nome de Violins and old books. A história de Beto Cupertino se confunde com esta banda, na qual fez música com uma preocupação não apenas melódica, mas também lírica. O Violins, que já lançou cinco albuns, começou sua trajetória cantando em inglês e, mais tarde, em português.
Fora da banda, Beto alçou novos voos e os resultados podem ser conferidos neste show, no qual o cantor interpreta músicas de seu projeto solo não lançadas na discografia do Violins.

Cristiane Perné

Cantora e compositora, Cristiane Perné é uma genuína artista de bar em bar. Talentosa, ela conquista o público com sua bela voz e sua imensa simpatia. Seu primeiro CD, “Onde”, foi lançado em 2007, aponta uma tendência aos suingado dos ritmos brasileiros, fazendo uma mistura de muitos estilos com a musicalidade local. As dez faixas do álbum funcionam como uma síntese dos mais de 20 anos de carreira da artista.
O jeito blues e jazz de cantar sonvive em “Onde” com a batida eletrônica, o baião, o maracatu e até a catira. Segundo a cantora, o título do seu CD de estreia diz repeito aos caminhos diferentes que trilha em sua interpretação. Multitalentosa, Cristiane trabalha também com cinema, teatro e flerta com as artes plásticas. Ela, por exemplo, é responsável pela trilha sonora da peça “O alienista” da Cia Nu Escuro.

Diego de Moraes

Uma das grandes sensações da música goiana dos últimos tempos, Diego de Moraes iniciou sua carreira tocando pandeiro meia lua em uma igreja de Senador Canedo quando tinha mais ou menos 13 anos. Em 2001, começou a tocar bateria e participou de diversas bandas locais. No ano seguinte, Diego, que também é professor de história, começou a compor e a participar de eventos nos quais cantava e tocava violão. Ao inscrever sua música Todo dia no Festival Sesi de Violeiros e MPB, ele abocanhou o terceiro lugar. A partir daí, muitos outros prêmios vieram e a consagração da crítica se deu em forma de uma matéria de destaque na revista Rolling Stones Brasil. Seu EP Reticências foi lançado em 2007 e lançou seu primeiro CD Parte de Nós no ano passado. Diego prefere não apontar influências, mas diz que ouve Tom Zé, Bob Dylan, Mutantes, Júpiter Maçã, entre outros.

Horton Macedo

Conceituado compositor e instrumentista de sopro, Horton carrega consigo o jazz e uma vasta experiência adquirida tocando pelos pubs do Brasil e da Europa. Durante os dois anos que morou na Bélgica, ele se apresentava tocando música brasileira e jazz com sax soprano, sax tenor e flauta transversal. Suas composições foram regravadas por nomes de peso como Gilberto Correia, Divino Arbués, Pádua, Du Oliveira e Flávio Dell'Izola. Horton participou de algumas edições do Encontro de Música do Centro-Oeste, quando tocou com Tetê e Alzira Espíndola, Almir Satter e Renato Teixeira. Atualmente, o músico integra o grupo Café com Blues na Bahia.



Goiânia Canto de Ouro
Quando: Hoje, amanhã e sábado a partir das 21h / Domingo, a partir das 18h
Onde: Teatro do Centro Cultural Goiânia Ouro – Rua 3, esq. c/ Rua 9 – Centro
Ingressos: R$ 12,00 (inteira) / R$ 6,00 (meia)
Sorteio de Ingressos: Twitter (@goianiaouro)
Informações: 3524-2541 / 3524-2542

PROGRAMAÇÃO
 
9º Elenco
17, 18 e 19 de março
Cantores: Beto Cupertino, Cristiane Perné, Diego de Moraes e Horton Macedo
Banda: Guilherme Santana, Nonato Mendes, Front Jr., Sérgio Pato e Henrique Reis

10º Elenco
20 de março (domingo)
Projeto Radiografia
Artistas e bandas: Gustavo Carvalho, José Teles, Ponto de Escambo, PretoCoresPreto, Space Truck, Super Super e Ton Só
Direção de elenco: Dênio de Paula
11º Elenco
24, 25 e 26 de março
Cantores: Fausto Noleto, Henrique, Octávio Scapin e TomChris
Banda: Guilherme Santana, Bruno Rejan, Henrique Reis, Edilson Morais e Luiz Chaffin
Direção de elenco: Luiz Chaffin
12º Elenco
31 de março, 1 e 2 de abril
Cantores: Adalto Bento Leal, Fé Menina, Gustavo Veiga e Maíra
Banda: Fred Valle, Marcelo Maia, Edílson Morais, William Cândido e Luiz Chaffin
Direção de elenco: Luiz Chaffin
13º Elenco
3 de abril (domingo)
Bandas de Gyn
Bandas: Gloom, Kabiotó, Passarinhos do Cerrado e Umbando
14º Elenco
7, 8 e 9 de abril
Cantores: Amauri Garcia, Maria Eugênia, Luiz Augusto, Taís Guerino e Walter Carvalho
Banda: Fred Valle, Marcelo Maia, Edílson Morais, William Cândido e Luiz Chaffin
Direção de elenco: Luiz Chaffin
15º Elenco
14, 15 e 16 de abril
Cantores: Bel Maia, Camila Faustino, Juraíldes da Cruz e Pádua
Banda: Fred Valle, Marcelo Maia, Edílson Morais, William Cândido e Luiz Chaffin
Direção de elenco: Luiz Chaffin
 

Nenhum comentário: