quarta-feira, 16 de março de 2011

Homenagem à feminilidade goiana

Publicado em 16 de março de 2011

Festa prestigia as 30 mulheres de destaque no Estado na realização de projetos variados e traz como tema beleza e encantos do cerrado goiano

Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 30 mulheres que se destacaram no Estado de Goiás com realização de diversos projetos são homenageadas hoje na loja Saccaro da Avenida 136, no Setor Marista. A festa exclusiva para convidados tem como tema as belezas e as tradições do cerrado goiano e presta homenagem à Cidade de Goiás com seus encantos, doces e mulheres que transpiram arte. À frente do evento estão Adriana Lira, Cyda Monteiro e Ednara Braga. O buffet fica à cargo dos chefs Cris Isaac, Aluysio Godinho e da Dona Doceira e a decoração de Valéria Junqueira usa flores e elementos do cerrado.
Entre as exposições, os convidados podem conferir os bordados em aventais, almofadas e roupas da artista plástica Milena Curado que trabalha em parceria com reeducandas do sistema prisional feminino, porcelanas pintadas por Regina Rocha Lima  que tem como tema o casario de Goiás e bonequinhas de Cora Coralina e Maria Grampinho, confeccionadas por Dona Belinha.



O doce Flor de Coco foi criado por Alice Velasco na década de 1940 na Cidade de Goiás. A receita foi resgatada pela empresa Dona Doceira


A noite começa com uma performance de Aluysio Godinho que encena a Alvorada do Bolo de Arroz que acontecia diariamente na cidade de Goiás e declama o Poema do Milho de Cora Coralina. Entre as homenageadas, estão Alice Velasco, que criou o doce flor de côco na década de 1940, a primeira dama do Estado, Valéria Perillo, A ex-primeira dama Geralda Albernaz, a Secretária de Estado, Gláucia Teodoro Reis a médica Rose Crossara e a empresária Ângela de Castro. A escritora Nice Monteiro Daher recebe uma homenagem póstuma.

A solenidade também serve de palco para o lançamento da Dona Doceira, uma empresa que tem como proposta o resgate das receitas de doces e das doceiras do Estado. Além de atuar em Goiânia fornecendo doces típicos goianos de maneira exclusiva, a empresa montou a Associação das Doceiras de Goiás na antiga capital do Estado.

Um vídeo que foi produzido no último Festival Gastronômico da Cidade de Goiás e que pode ser baixado da internet no link www.sendspace.com/file/4ihj6r explica porque as doceiras estão deixando de fazer os doces típicos do cerrado. O trailler de dez minutos ainda serve para captar recursos para a produção de um documentário sobre o tema.

Nenhum comentário: