domingo, 10 de outubro de 2010

Recital teatral hoje na sede do Diário da Manhã

Publicado em 15 de Setembro de 2010


Clarice Dias interpreta no espaço paisagístico do jornal textos e poesias de Cora Coralina, García Lorca e Fábio Nasser



A atriz Clarice Dias apresenta hoje o recital teatral no espaço paisagístico do Diário da Manhã, às 18 horas. O violonista Arnaldo Freire acompanha ao vivo a interpretação de textos e poesias feita pela atriz, que ainda brinda os espectadores com uma mostra de dança e arte flamenca.

A apresentação faz parte da retrospectiva cultural Uma Gota de Mim, que pretende mostrar, até dezembro, pequenas gotas do extenso trabalho de Clarice em três diferentes áreas: no cinema, no teatro e na literatura. Uma mostra audiovisual, exposição fotográfica e lançamento de livros fazem parte do evento cuja assistência geral é de Luana Dias do Vale, filha da atriz Clarice.
A primeira parte do recital de hoje homenageia García Lorca com o texto El Gitano Andaluz, inspirado no dramaturgo e poeta Jorge Guilem.

Em O Argonauta dos Sonhos, inspirado no escritor e jornalista Batista Custódio, o homenageado é o jornalista Fábio Nasser, filho de Custódio. Já a poetisa Cora Coralina é lembrada em Fedra e Andaluza, inspirado no livro Cora Coralina: Mito de Aninha, do filósofo e escritor Saturnino Pesquero Ramon. Clarice Dias, em seu recital, ainda faz referência a outros escritores, como Brecht, Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Vandré, Castro Alves e William  Shakespeare.

A inspiração da artista vem tanto da literatura brasileira e universal quanto das notícias que circulam pela mídia. Clarice compara, em seu trabalho, a Tragédia no lar, de Castro Alves, com o abandono com o qual muitos sofrem hoje no Brasil: “É o verde-amarelo mesclado com sangue de crianças e velhos massacrados”, explica a artista Clarice Dias. A notícia de que um fazendeiro mantinha um empregado como escravo e o alimentava com lavagem para porcos é um outro exemplo de matéria de jornal que sensibiliza Clarice Dias e nutre o seu desespero. Mas, para ela, o sonho, como subversão da realidade, pode ser uma válvula de escape e um refúgio para a esperança.

Uma Gota de Mim - Recital Teatral
Artista: Clarice Dias
Hoje, às 18h
Diário da Manhã - Av. Anhanguera, 2.833,
Setor Leste Universitário
Entrada franca

Nenhum comentário: