domingo, 10 de outubro de 2010

Palhaçadas profissionais

Publicado em 24 de Setembro de 2010


Oficinas e espetáculos fazem parte da formação de atores cômicos realizada pelo Grupo Bastet



Hoje tem palhaçada? Tem sim senhor! Na verdade, hoje tem uma palhasseata que sai ao meio-dia da Rua 4, esquina com a Avenida Araguaia, em pleno Centro da cidade. A manifestação divertida coordenada pelo Grupo de Teatro Bastet abre a programação do projeto Na Ponta do Nariz, que visa a formação de atores cômicos. No domingo, a farsa fica por conta do palhaço espanhol Pepe Nuñes que dirige e encena o espetáculo Bom apetite. É ele também quem ministra a oficina “O Clown, um Navegante de Emoções”, que começa na próxima segunda-feira e termina dia 2 de outubro com a apresentação dos oficineiros em cenas curtas no espetáculo Cabaré na ponta do nariz, no Centro Cultural Martim Cererê.

A palhasseata é uma sátira do momento eleitoreiro em que vivemos. “Os candidatos percorrem este mesmo itinerário em Goiânia declamando muitas propostas absurdas”, analisa Thiago Moura, ator do grupo Bastet. Ele afirma que o objetivo do movimento é também fazer propostas absurdamente engraçadas, mas em tom de protesto. O cortejo circense percorre a Rua 4, sobe a Avenida Tocantins, vira à esquerda na Rua 3, vai até a Avenida Araguaia e encerra o ato público voltando ao ponto de partida.

Payasada

O mestre palhaço espanhol Pepe Nuñes, radicado em Florianópolis, compartilha suas experiências na arte de fazer rir e emocionar durante a oficina que atenderá 20 atores de oito diferentes grupos de teatro de Goiás. Neste tempo em que fica por aqui, o mestre palhaço tem também como missão a montagem do espetáculo Vamos a la praia com o grupo Bastet, cuja estreia está marcada para fevereiro do ano que vem. Thiago Moura diz que a ideia da parceria com o espanhol surgiu durante a realização de oficinas em outros festivais de teatro, a partir do desejo de aprofundamento e capacitação de profissionais. Todo o projeto foi contemplado com o prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz em 2009 e ainda recebeu o apoio da Lei Goyazes.

Palhasseata
Quando: Hoje, às 12h
Onde: Saída da Rua 4, esquina com a Avenida Araguaia

Espetáculo Bom Apetite
Quando: Domingo, às 18h
Onde: Teatro Goiânia Ouro
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia ou compra antecipada)
Pontos de venda: Livraria UFG, Caravídeo, Fabulosas Desordens, Lê Devolve e Estação do Açaí
Oficina O Clown, um Navegante de Emoções
Quando: de 27 de setembro a 02 de outubro10
Informações: 3609-0028 e www.grupobastet.com.br

Nenhum comentário: