domingo, 10 de outubro de 2010

Bichos de família


Publicado em 09 de Outubro de 2010

 

Animais de estimação são protagonistas de histórias de companheirismo, alegria, disciplina, responsabilidade e diversão. Eles se tornam parte da vida de muita gente e recebem atenção especial, como mimos e produtos exclusivos



Quase todo mundo adora ter um bichinho de estimação em casa. O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) descobriu que, atualmente, existem cerca de 25 milhões de cães e 7 milhões de gatos distribuídos pelos lares brasileiros das classes A, B e C. Porém, quem tem um cachorro ou um gato em casa sabe que esse tipo de bichinho, muitas vezes, deixa de ser um simples animal de estimação para se tornar parte da família. Ainda existe pessoas que dispensam tanta atenção ao seu pet que ele acaba fazendo as vezes de filho mesmo quando existem crianças em casa. Assim como a molecada, os animais de estimação não possuem real poder aquisitivo, mas acabam tendo um certo poder de decisão na hora da compra. De nada adianta levar uma ração barata para casa se o seu gato não gosta dela. Seu poodle também saberá se expressar por latidos e granidos se aquele funcionário do pet shop que lhe faz a tosa o trata mal.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (Anfal Pet), o mercado pet no Brasil movimenta cerca de R$ 8 bilhões. Os produtos e serviços disponíveis para deleite dos bichinhos vão além da alimentação e remédios. Para se ter uma ideia dessa variedade, no primeiro semestre deste ano, a cidade de São Paulo recebeu o Pet Fashion Week SP. Criado há mais de cinco anos com edições em Nova York e Tóquio, o PFW, de acordo com o seu site oficial, busca “atender as necessidades e demandas das mais sofisticadas empresas e profissionais da indústria pet e ‘oferece a oportunidade de divulgar’ produtos e inovações nos segmentos de moda, tosa e lifestyle”.

Catarina é um exemplo de consumidora exigente que sabe apreciar as novidades do lifestyle canino. A boxer de sete anos consome uma ração especial para evitar problemas renais. Patrícia Paz Esteves De Vico, guardiã de Catarina e farmacêutica, explica que a cadela só come essa ração porque a irmã Bianca, uma outra boxer branca, faleceu aos dois anos de insuficiência renal. Apesar de passear todos os dias levada de carro a praças e parques, Catarina começou a engordar. Para perder peso, a boxer passou então a frequentar o centro de treinamento Mergulho Canino Amossara do médico veterinário Márcio Silvestre.

Patrícia diz achar o máximo existir spa para cachorro. Todo tratamento dispensado à cadela tem funcionado. Catarina, que costuma passear pela rua com Antônio Carlos De Vico, pai de Patrícia, é bastante conhecida na vizinhança. Famosa, a cachorra já concedeu entrevista a outros jornais e é conhecida pelo nome por muitos vizinhos. Já o nome de Antônio Carlos é menos lembrado e alguns se referem a ele como o “pai da Catarina”.

O veterinário Bruno Farias Grasso é outro pai dedicado. Ele e sua esposa, a também veterinária Lidiana Cândida Piveta, dividem um apartamento com Julie, de 9 anos e sem raça definida (SRD), Cafu, um cofap (dachshund) de 5 anos, Nina, uma xitsu de 4 anos e Ébane, uma fila de 4 meses. Todos são membros de uma grande família? “Com certeza!”, exclama Bruno. Pela manhã, eles costumam passear pela rua e, nos fins de tarde, todos gostam de correr soltos pelo Parque Flamboyant. Quando o casal de veterinários chega em casa depois do trabalho é uma farra. Os mais novos costumam brincar pelo apê, enquanto a Julie descansa em sua caminha. Na hora de dormir, cada cão vai para seu dormitório, porém, ao longo da noite, a cama do casal vai aumentando sua densidade populacional. Pela manhã, Bruno diz acordar todo torto e com dor nas costas. Para sanar problemas de espaço, a família planeja se mudar para uma chácara.

Vínculo Afetivo


Tata tem cerca de 32 anos e, desde 1998, vive na ilegalidade. Este papagaio verdadeiro (um Amazona aestiva) é um animal silvestre que vive como animal doméstico em Goiânia. Antes da instituição da Lei nº 9.605/98, qualquer um poderia possuir um bichinho desses em casa. Porém, depois de 1998, domesticar animais que nascem na natureza se tornou um crime. Mesmo tendo o papagaio antes da lei entrar em vigor, a guardiã de Tata prefere não mostrar o rosto. Se Tata deve ou não ficar com Sara (nome fictício) é um assunto juridicamente polêmico. Em Caxias do Sul, um casal luta para conseguir a posse de um papagaio verdadeiro, também de 32 anos. O casal requer a guarda definitiva do pássaro fundamentando seu pedido no forte vínculo afetivo que eles têm com o animal e sua domesticação. O Ibama o apreendeu, a justiça mandou devolver e o embate está longe de acabar.

Tata chegou às mãos de Sara há 19 anos, estressado, com as asas cortadas para não voar e preso em uma gaiola com cadeado. Com medo de todos, ele se mutilava arrancando as próprias penas. Sara serrou o cadeado e o papagaio passou a viver do lado de fora de sua jaulinha, só entrando lá para comer e beber. À noite, Sara o coloca para dormir em um quarto da casa, ele fecha os olhinhos em cima da gaiola e só os abre no dia seguinte. Sua guardiã cuida bem dele e conta que, quando “cata piolho no lôro”, ele faz uma carinha feliz, repuxando a bochecha. É assim que o Tata sorri. Sara não costuma viajar porque o papagaio só gosta dela e tenta bicar outras pessoas que se aproximam da gaiola. Todo dia, Tata faz ginástica com Sara e recebe massagens nos pés. De manhã, ela o coloca no pé laranjinha para tomar sol. E banho de luz tem que ser na árvore, pois ele, de acordo com Sara, Tata não aguenta sol sem proteção.

Postos de adoção

Adotar é tudo de bom

O cantor Justin Bieber, a convite da ONG americana People for Ethical Treatment of Animals (Peta), estrela uma campanha para incentivar a adoção de animais abandonados. Veja onde adotar e como ajudar ONGs e pessoas que cuidam de animais abandonados em Goiânia.

Grupo Hammã de Proteção Animal - Tem como foco a reabilitação de cães considerados perigosos como pit bulls e rottweilers e ainda cuida de animais doentes ou condenados.
contato@projetohamma.com.br
62 84787673(Meibel)
62 93280317(Meibel)
62 99020652(Jacqueline)
Banco do Brasil
Agência: 3229-8
Conta: 33246-1

Associação Protetora e Amiga dos Animais (Aspaan) - Resgata e cuida de cães, gatos, cavalos e outros animais abandonados na cidade.
contato@aspaan.org.br
Banco HSBC
Agência: 1348
Conta:1283228

 

Nenhum comentário: