sábado, 9 de outubro de 2010

Aqui, a discrição está proibida

Publicado em 6 de setembro de 2010

 

Esmaltes supercoloridos saem das telas da tevê e invadem salões de beleza com tonalidades extremamente vibrantes


Há algum tempo, sombras e esmaltes bastante coloridos são figurinhas carimbadas nos editoriais das revistas de moda. As opções de cores são muitas, mas o destaque tem sido as tonalidades fortes e as fluorescentes. Agora a novidade é o lançamento dos esmaltes inspirados na trama da novela Tititi, que pegam carona nessa tendência multicor. A Speciallitá, em parceria com a Globo Marcas, criou 12 variações de cores entre cremosas, peroladas e transparentes. Cada cor leva o nome de uma personagem da novela e reflete a personalidade dela.

Mabi, a personagem da jovem atriz Clara Tiezzi, ganhou um verde-água cremoso e intenso para combinar com sua personalidade fashionista adolescente. Já à personagem da atriz Betty Gofman, a Socorro, apelidada carinhosamente de Help, foi dada um roxo escuro fechado que reflete o estilo punk/rock/hobo a la Cavalera. Outro destaque da coleção é o tom rosa perolado da cor Camila, espelhada na personagem de Maria Helena Chira, que tem cara de boa moça sem deixar de seguir tendências.

Esmaltes inspirados na TV não são exclusividade da Globo. As garotas fofoqueiras do seriado americano Gossip Girl também têm uma linha de esmaltes lançada pela Nicole by OPI. O destaque é para os nomes bem sugestivos das tonalidades como Too Rich for You (muito rico para você) e Scandals, Secrets and Sparkle (escândalos, segredos e brilho). Tudo a ver com o seriado.

Cores fortes estão na moda, mas quem ousa usá-las nas unhas, nos olhos, nas roupas e até mesmo nos cabelos são aquelas mais antenadas. Natasha Aquino, empresária de moda e sócia da loja Cherryland do coletivo Fábrica de Culturas, gosta de sombras e esmaltes fortes desde os 12 anos. Ela se considera uma viciada em esmaltes e é adepta das misturas e das unhas decoradas. Natasha afirma que usa muito as sombras fluor que vende em sua loja e que hoje a procura por produtos que brilham no escuro tem aumentado. Além disso, para a empresária, o uso dessas supercores depende mais da autenticidade de quem usa do que do estilo. Mulheres de qualquer idade podem usar se souberem dosar os tons.

Nas mãos de quem entende

Nos salões, o campeão de pedidos continua sendo o esmalte Renda da Risqué. Outro tom muito pedido, segundo a manicure Noely de Souza Silva, é o Capuccino, também da Risqué, que pegou onda com o badalado Particulière cor de café com leite lançado pela Chanel no início do ano. 40 Graus da Colorama, Toque de Lira e o Rebu, ambos Risqué, também saem bastante segundo a profissional.

A manicure Bianca Miquelin, que trabalha em um salão no Centro de Goiânia, afirma que “aqui não se pede muito super-cores porque o pessoal é mais provinciano”. Geralmente são as clientes mais jovens que procuram esmaltes diferentes, mas já aconteceu de uma cliente que é médica com mais de quarenta anos chegar no salão com uma cor preta cheia de glitter dourado para passar. Bianca ostenta belas unhas compridas e se diz adepta do pretinho básico e do vermelho sangue, apesar de gostar bastante das unhas decoradas usadas pelas japonesas.

Para ter mãos de fada

As especialistas advertem: em tempos de umidade relativa do ar beirando os níveis do Saara, hidratar as mãos sempre e preferir sapatos fechados ajudam a diminuir o ressecamento da pele e das cutículas. Uma boa opção é a cera nutritiva Unhas e Cutículas da tradicional fábrica Granado. O creme promete hidratação, maciez e regeneração das cutículas com toque não oleoso.

Outra dica para remover esmaltes de cores fortes é usar uma base transparente antes de passar o esmalte. Na hora de remover, passe primeiro um óleo secante nas unhas e na pele e só depois use o removedor embebido em algodão. Isso evita aquele resíduo indesejado nos cantos das unhas.

Você acha um absurdo gastar mais de R$ 25 em um vidro de esmalte, mas quer seguir as tendências da alta-costura? Combine o Jackie da Impala e o Capuccino da Risqué para chegar à cor genérica bem baratinha do Particulère da Chanel.

Nenhum comentário: