domingo, 10 de outubro de 2010

Natural e imaginário em destaque

Publicado em 09 de Setembro de 2010

 

Museu de Arte de Goiânia abre hoje duas novas exposições: Viagens, de Cristina Ferrari, e Reveolhar, de Edney Antunes

 

O Museu de Arte de Goiânia (MAG) abre hoje, às 20 horas, as exposições Viagens, com aquarelas de Cristina Ferrari, e Reveolhar, com instalações de Edney Antunes, em duas salas do Museu de Arte de Goiânia, no Bosque dos Buritis. Os artistas utilizam técnicas diferentes para abordar temas polêmicos, como a intervenção humana na natureza e a exclusão social dos marginalizados. As obras ficam expostas até o próximo dia 3.

Cristina Ferrari, em sua exposição Viagens, apresenta 30 aquarelas inéditas que retratam paisagens do cerrado brasileiro, produzidas ainda este ano. As telas representam matas virgens cuja ação humana se faz presente através de detalhes sutis, como cercas e pedaços de estradas. As aquarelas delicadas e realistas registram a biodiversidade botânica e ainda levantam a bandeira atual das questões do ambientalismo e da defesa do patrimônio floral brasileiro.

Cristina, natural de Sorocaba (SP), mudou-se para Rio Verde em 1983 e, há quatro anos, vive em Goiânia. A artista já exibiu seus trabalhos em exposições e salões de arte em diversos Estados brasileiros e no exterior. Atualmente, ela se dedica a pintar paisagens goianas.

Retrospectiva

Enquanto a exposição de aquarelas é de obras inéditas, o artista plástico Edney Antunes faz um levantamento das instalações que fez de 1995 a 2010. Segundo o artista, a mostra Reveolhar é uma oportunidade de expor o conjunto de suas obras através de um balanço de sua trajetória com instalações. A exposição é composta por 13 obras, com trabalhos premiados e inéditos.

Nesta nova etapa de sua trajetória influenciada pela pop art, Antunes recolhia materiais na rua e os associava livremente para composição de suas peças. O artista sempre quis transcender o regionalismo, apesar de sua forte tendência na arte goiana. Assim, ele produziu e ainda produz instalações que alcançam uma linguagem internacional, conectada a questões que transcendem a geografia.

A temática da obra de Edney Antunes varia entre suas angústias pessoais, arte, cultura e política. Tudo sempre visto por um ângulo autointerrogativo e autoinvestigativo. Ao se apropriar e modificar imagens da mídia, da publicidade e de outros artistas para confecção de suas instalações, ele questiona os conceitos de reprodução, originalidade e autoria no contexto da arte.

Alguns trabalhos do artista são interativos e convidam o espectador à participação direta e à manipulação da obra. Em Os novos desaparecidos, por exemplo, carimbos que ficam à disposição do público fazem alusão aos desaparecidos políticos que foram perseguidos e exterminados.

Exposição Viagens - Aquarelas de Cristina Ferrari
Exposição Reveolhar - Instalações de Edney Antunes

Museu de Arte de Goiânia (MAG) (Rua 01 nº 605, Bosque dos Buritis, Setor Oeste)
De 10 de setembro a 3 de  outubro
Terça a sexta - das 9h às 18h
Sábado e domingo - das 10h às 17h

Nenhum comentário: