sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Retorno do vingador mascarado em 3D

Publicado em 18 de fevereiro de 2011

O Besouro Verde chega hoje às salas de cinema do Brasil. Longa dirigido por Michel Gondry traz Seth Rogen, 14 quilos mais magro, como protagonista

Se você gosta de cenas de luta, perseguições de carro e engenhocas bélicas, é hora de se levantar do sofá e se dirigir ao cinema 3D, pois estreia hoje o filme O Besouro Verde (The Green Hornet - 2011). Apesar de ter os mesmos elementos dos longas metragens do Homem-Morcego (porrada, automóveis envenenados e invenções malucas feitas para derrotar bandidos) a película do Besouro passa longe da aura dark do Cavaleiro das Trevas.




Besouro Verde na versão magra do comediante Seth Rogen usa engenhocas criadas pelo seu ajudante Kato para combater o crime
 
O personagem principal é vivido por Seth Rogen, conhecido no cinema por seus papéis cômicos como os de Segurando as Pontas (Pineapple Express - 2008) e de Pagando bem, que mal tem? (Zack and Miri Make a Porno – 2008). O ator rechonchudo, ao contrário do ex-jogador de futebol Ronaldo, não desistiu de seu trabalho quando soube que teria que perder peso para fazê-lo. Rogen encarou uma dieta e deixou para trás cerca de 14 quilos. O ator não ficou saradão como o australiano Hugh Jackman no papel de Wolverine, mas a melhora deu para o gasto.

Para dirigir o Besouro Verde, o primeiro escalado foi Kevin Smith. Ele já havia trabalhado com Rogen em Pagando Bem..., mas a nova parceria acabou não dando certo. Stephen Chow de Kung fusão (Kung fu - 2004), além de roterizar e dirigir o filme, interpretaria Kato, o ajudante mascarado do Besouro, porém ele deixou o projeto usando a famosa desculpa das “diferenças criativas”. James Wan foi cogitado para a direção, no entanto, talvez por sua filmografia marcada por longas macabros como alguns longas da franquia Jogos mortais (Saw), ele foi substituído por Michel Gondry.

Conhecido por dirigir atores cômicos como Jack Black na comédia Rebobine, por favor (Be kind rewind – 2008) e Jim Carrey no drama Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind - 2004), Gondry garantiu a veia cômica desta versão hollywoodiana do Besouro Verde.

Katos

Uma figura importante tanto na trama do filme quanto na historia do cinema  americano é Kato, o ajudante do protagonista, interpretado nesta versão pelo músico, ator e diretor chinês Jay Chou. Na trama, Kato é mais inteligente que o Besouro. É ele quem cria as engenhocas, dirige o carro e ainda batiza o heroi como Besouro Verde que, a princípio, queria ser chamado de Abelha Verde.




Lenda das artes marciais e do cinema, Bruce Lee viveu Kato, o sidekick do Besouro, na série americana de TV da década de 1960


Um outro Kato marcou a historia do cinema na segunda metade da década de 1960. Apesar de ser uma serie para TV de audiencia mediana, o Besouro Verde televisivo foi responsavel por lançar no mercado americano a carreira de Bruce Lee, que interpretava o papel de Kato. Lee era de longe o personagem mais carismático da série e sua popularidade era tão grande que, em Hong Kong, o programa era chama do “The Kato Show”. Por falar em celebridades, no Besouro Verde que estreia hoje, Cameron Diaz vive a namoradinha do Besouro e Christoph Waltz encarna o malvado vilão.

Nenhum comentário: