sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Peso e virtuosismo musical



Guitarrista virtuoso e compositor alemão de heavy metal e hard rock, Michael Schenker completou, em 2010, os 30 anos de existência de seu projeto solo The Michael Schenker Group, ou MSG. Como alegria e festa nunca são demais no mundo rock ‘n roll, as comemorações das bodas de pérola do grupo se estendem para 2011 e a banda se apresenta hoje no Bolshoi Pub, em Goiânia. A formação  conta com David Van Landing (vocal), Elliott Dean Robinson (baixo), Wayne Findlay (teclado) e Carmine Appice (bateria), além, claro, de Schenker com sua indefectível guitarra Flying V.

O marco de nascimento do MSG foi o lançamento do primeiro álbum da banda em 1980, batizado com o mesmo nome do grupo. Porém, a carreira de Schenker começou alguns anos antes, quando, aos 17 anos, ao lado do irmão Rudolf, lançou Lonesome to crow, 1º disco da banda de hard rock alemã Scorpions, em 1972. Mesmo com uma gama de efeitos de guitarra limitada pela tecnologia da época, foi um dos pioneiros a inovar o estilo, fazendo solos virtuosos e rápidos. Logo, o que era um diferencial começou a ser feito por outros guitarristas e o virtuosismo passou a ser uma das principais características do heavy metal e do hard rock.

Em 1974, Schenker se uniu à banda inglesa UFO. Nela, obteve relativo sucesso, chamando mais a atenção do público do que o vocalista fundador do grupo, Phil Mogg. Enquanto fazia parte do grupo, o alemão foi co-autor da maioria das músicas e gravou o álbum Phenomenon, um dos mais conhecidos discos da banda. Após desavenças internas, deixou o UFO em 1979 e, no mesmo ano, gravou três faixas do álbum Lovedrive de sua antiga banda Scorpions. Schenker até começou a excursionar com o grupo, porém, por causa de sua personalidade complicada e problemas com bebida e outras substâncias, teve que deixar o Scorpions.
Para não ser mais expulso de bandas e a fim de expandir seu ego, começou a trilhar seu próprio caminho e iniciou carreira solo sob o nome de The Michael Schenker Group, o MSG, em 1980. O grupo já lançou mais de 20 obras, incluindo o The Michael Schenker Group - 30th Aniversary Concert Live in Tokyo. O site oficial do MSG diz que um novo álbum de estúdio será lançado no fim do verão do hemisfério Norte, ou seja, lá para setembro.

Show com Michael Schenker Group
Quando: Hoje, a partir das 22h
Onde: Bolshoi Pub – Avenida T-2, esquina com Rua T-53, Setor Bueno
Ingressos: R$ 80,00 (antecipado) / R$ 100,00 (na bilheteria) – sujeito a alteração após as 22h30
Pontos de venda: Harmonia Musical / Lojas Americanas
Informações: 3281-6581

Nenhum comentário: