quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

No jogo da sedução, mistério é o que interessa

Publicada em 10 de fevereiro de 2011

Um estudo publicado nos Estados Unidos revela que a mulher se sente mais atraída por um homem quando ela não sabe ao certo se ele gosta dela ou não. Pesquisa revela resultados de 47 estudantes da Universidade de Virginia

Conselhos de amigos e um sem números de livros de auto-ajuda recomendam: ao entrar no jogo do amor, não revele todas as suas cartas logo de cara. Recentemente, esta pérola da sabedoria popular se transformou em um dado científico. Uma pesquisa publicada no início da semana no periódico Psychological Science da “Association for Psychological Science”, às vésperas do Dia dos Namorados americano, revela que uma mulher pode sentir mais atração por um homem quando ela não sabe ao certo se ele gosta dela ou não. Os autores, os estudiosos Erin R. Whitchurch e Timothy D. Wilson da Universidade da Virginia e Daniel T. Gilbert de Harvard, ambas dos Estados Unidos, escreveram que “manter as pessoas no escuro em relação o quanto nós gostamos delas faz com que elas pensem mais sobre nós e aumenta o interesse delas”.

Erin Whitchurch acredita que suas descobertas podem aconselhar homens e mulheres solteiras a entrarem de cabeça no jogo de esconde-esconde amoroso. “Eu sou viciado em revistas e, todo mês, há uma técnica diferente para se conquistar um cara”, diz a estudiosa. “E muitas são contraditorias. Eu só queria descobrir, para mim mesmo, o que a ciencia nos aconselharia”, completa. Segundo sua pesquisa, o conselho científico é: faça-se de difícil. Uma amiga de Whitchurch também atiçou a curiosidade da pesquisadora ao afirmar que, mesmo depois de um anos se encontrando com seu namorado, ela ainda sentia um frio na barriga ao se encontrar com ele. “Eu fiquei intrigada com esta ideia e fiquei imaginando se isto acontecia, mesmo depois de um ano se encontrando, em parte porque os dois nunca tiveram 'aquela conversa', se viam apenas duas ou três vezes por semana e nunca trocaram um 'eu te amo'. “Eu queria descobrir se ela ainda sentia um frio na barriga porque o estatus do seu relacionamento ainda era incerto para ela”, comenta a estudiosa.


Em uma Inglaterra do futuro, vive Evey Hammond (Natalie Portman), que é salva de uma situação de vida ou morte por mascarado conhecido apenas pelo codinome V. Ela acaba se apaixonando por ele


O estudo, que foi conduzido com 47 mulheres estudantes da Universidade de Virginia, leva a uma pergunta: “será que os homens teriam a mesma reação com uma mulher misteriosa?” Whitchurch acredita que sim. “Apesar das pessoas acharem que homens e mulheres vejam atração e relacionamentos por ângulos diferentes, eu não acredito que seus pensamentos mais básicos difiram”, explica ela. Sua pesquisa sugere que a razão para aumentar a atração pelo homem é aumentar o tempo que a mulher gasta pensando nele quando ela não está certa das intenções do seu par. Portanto, se a mulher também fizer a misteriosa, conseguirá o mesmo resultado com o curioso coração masculino.

Muitas outras investigações psicológicas descobriram que quanto mais a pessoa A gosta da pessoa B, mais a pessoa A acha que a pessoa B gosta dela. Os pesquisadores deste estudo não discordam dessas investigações. Eles escreveram: “se quisermos saber o quanto Sarah gosta de Bob, um bom indicador é o quanto ela pensa que Bob gosta dela”. “Mas, e se Sarah não souber o quanto Bob gosta dela?”. Isto pode levar Sarah a passar muito tempo pensando no enigmático Bob e sua atração aumentada à medida que mais pensa nele, respondem os pesquisadores americanos.

Facebook

Às 47 voluntárias do estudo foi dito que a pesquisa era para determinar se o Facebook seria um bom site de relacionamentos amorosos online. Quatro perfis masculinos falsos foram criados e apresentados às voluntárias como homens estudantes de outras duas universidades que viram os perfis delas e de outras 20 mulheres. Então, os rapazes fictícios disseram que “gostaram delas muito”, “gostaram delas normalmente” ou que “gostaram delas muito ou normalmente”. O terceiro grupo que demonstrou ambiguidade em seu sentimentos foi o mais cotado entre as garotas, seguido pelo grupo que gostaram delas muito e, em último lugar, o grupo de caras que gostaram delas apenas normalmente. As mulheres do estudo tomaram suas decisões baseadas em poucas informações sobre os homens, com um nível de detalhes muito parecido com o que acontece todos os dias em sites de encontros online.

Esta pesquisa não contradiz estudos anteriores que afirmam que as mulheres tendem a gostar de homens que demonstram afeição por elas, de acordo com o chamado de principio da reciprocidade. A surpresa foi as mulheres se sentirem mais atraídas pelos homens misteriosos. Isto sugere que esconder o jogo ajuda o homem a ficar na mente feminina, como um enigma que ela quer resolver. Portanto, um conselho para ambos os sexos: para aumentar a atração no outro, não revele de cara seus sentimentos e, mesmo se estiver loucamente apaixonado, pareça dificil de se agradar e seletivo. Outra coisa: nada de sexo no primeiro encontro. Isto mata qualquer mistério e está fora dos livrinhos de sedução passo-a-passo.

Nenhum comentário: