quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Grammy das ladies

Publicado em 15 de fevereiro de 2011

Lady Antebellum


A Acadmy of Recording Arts and Sciences realizou no último domingo (13), a cerimônia do 53º Gammy Awards, a principal premiação da música nos Estados Unidos. Entre algumas surpresas e outras confirmações, o resultado do evento foi equilibrado. A banda country de Nashville Lady Antebellum levou vários Grammys para casa como Canção do Ano, Gravação do Ano, Melhor Performance Country com Vocais de uma Dupla ou Grupo e Melhor Álbum Country.

Já Lady Gaga conseguiu agarrar apenas três troféus nas categorias Álbum Pop, Performance Pop Feminina e Melhor Video de Música Curto. A banda Arcade Fire superou as duas ladies, Eminem e Kate Perry ao abocanhar o premio de Álbum do Ano pelo disco The suburbs. Outra surpresa foi a cantora baixista de jazz Esperanza Spalding que roubou o Grammy de Artista Revelação do fenômeno adolescente Justin Bieber. Isto talvez tenha ocorrido porque quem vota nesta premiação são os membros da academia e não os fãs histéricos dos cantores.


Lady Gaga eclode em cena


A noite começou com um tributo à Rainha do Soul, Aretha Franklin feito pelas cantoras Christina Aguilera, Jennifer Hudson, Yolanda Adams, Martina McBride e Florence Welch. Outro show memorável foi o da estrela da vez, o Lady Antebellum, que cantou a premiada música que os lançou Need you now em uma performance afinadíssima. Ao subir ao palco para receber o premio de Melhor Álbum Country, o cantor da banda afirmou que “esta canção virou nosso mundo de cabeça para baixo”. Além dos premios concedidos à banda, os membros do grupo também levaram outras premiações como compositores.

Lady Gaga também apresentou uma música ao vivo, mas sua performance começou bem antes, no tapete vermelho. A cantora se trancou dentro de um ovo translúcido gigante e entrou no local do evento carregada por quatro belos homens e escoltada por uma modelo altíssima. O ovo foi colocado no palco do Grammy e, ao som do seu novo Single Born this way, Gaga eclodiu e cantou o que, segundo Elton John, promete ser o novo hino gay. Os figurinos e maquiagens dela e de seus bailarinos deram um ar futurista à performance. Hoje, a cantora escreveu em seu Twitter que foi uma alegria pura cantar Born this way no Grammy. Gaga subiu ao palco mais tarde para receber o premio de Melhor Performance Pop Feminina e surpreendeu com seu discurso emocionado no qual mencionou a cantora Whitney Houston.

Esperanza Spalding deixou para trás a sensação teen Justin Bieber e levou para casa a estatueta de Artista Revelação

Recuperação

Eminem liderava os indicados concorrendo em dez categorias pelo álbum Recovery, no qual ele detalha sua luta contra o vício. Porém, o rapper branquelo só levou dois Grammys: Melhor Performance Rap Solo e Melhor Álbum de Rap. Sua apresentação ao vivo foi aberta pela garota dos cabelos em fogo, Rihanna, cantando Love the way you lie. Logo o rapper que também é conhecido como Slim Shady subiu ao palco cuspindo a letra desta música que se fundiu a outra, I need a doctor, na qual foi acompanhado por Dr. Dre e Skylar Grey enquanto Adam Lavine do Maroon 5 martelava o piano.

Arcade Fire
 
Nos outros shows da 53ª edição da premiação, o pessoal do Arcade Fire deu uma pitada rocker ao evento tocando a música Month of May, enquanto o Rolling Stone Mick Jagger ajudou a fazer um tributo ao cantor de R&B Solomn Burke.

PREMIADOS

Canção do ano
Need You Now - Lady Antebellum
Artista revelação
Esperanza Spalding
Álbum do ano
Arcade Fire - The Suburbs
Gravação do ano
Lady Antebellum - Need You Now
Álbum pop
The Fame Monster - Lady Gaga
Melhor álbum rock
Muse - The Resistance
Melhor álbum de rap
Eminem - Recovery
Performance pop feminina
Lady Gaga - Bad Romance
Performance pop masculina
Bruno Mars - Just The Way You Are
Melhor performance pop por uma dupla ou grupo
Train - Hey, Soul Sister
Colaboração pop
Herbie Hancock, Pink, India.Arie, Seal, Konono No 1, Jeff Beck & Oumou
Sangare - Imagine
Melhor performance hard rock
Them Crooked Vultures - New Fang
Melhor performance metal
Iron Maiden - El Dorado
Melhor performance rock individual
Paul McCartney - Helter Skelter
Melhor performance rock por uma dupla ou grupo
The Black Keys - Tighten Up
Melhor álbum de R&B
John Legend & The Roots - Wake Up!
Melhor álbum de música alternativa
The Black Keys - Brothers

Nenhum comentário: