segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Música popular de fôlego

Publicado em de fevereiro de 2011

Cristina Guedes, Grace Carvalho, Lucas Faria e Tonzera se apresentam hoje na 4ª edição do Goiânia Canto de Ouro. Atualmente este é o maior festival dedicado à MPB na capital, com shows agendados aos fins de semana até abril

A fim de cumprir a sua ousada agenda de 13 semanas de shows com 58 atrações diferenciadas, a quarta edição do Goiânia Canto de Ouro apresenta hoje seu sexto elenco. Sob a direção de William Cândido e Luiz Chaffin, Cristina Guedes, Grace Carvalho, Lucas Faria e Tonzera são as atrações da noite. Na banda, Fred Valle, Bruno Rejan, Diego, Luiz Chaffin e William Cândido acompanham os cantores.

Concebido pelo secretário de cultura Kleber Adorno, o Goiânia Canto de Ouro teve seu início em 2008, quando inovou ao produzir oito semanas ininterruptas de música popular brasileira com vários artistas goianos. No ano seguinte, o evento foi ampliado para dez semanas e, em 2010, o palco do teatro do Centro Cultural Goiânia Ouro abrigou o Canto por 12 semanas. Neste mesmo ano, o festival se expandiu para o Café Cultura, onde mais 12 artistas de apresentaram.

Desde sua primeira edição, o Canto de Ouro teve como objetivo aproveitar a diversidade cultural dos artistas goianos. Oferecer atrações de qualidade para quem ficava na capital durante as férias escolares e a turistas também era outro objetivo primordial do evento. Porém, a cada ano, o evento foi se estendendo e acabou por extrapolar o período de férias. Esta edição começou em janeiro e se estende até abril.

Cristina Guedes


Cantora, compositora e pós-graduada em performance musical pela UFG, Cristina Guedes também é bióloga e estudante de fonoaudiologia. Com três discos lançados, seu último trabalho é o CD “Pássaros que emprestam asas”, de 2010. Quanto ao nome do álbum, Cristina esclarece: "presto uma homenagem a cantores, compositores, músicos e todos os artistas - não apenas da música - que me influenciaram a vida toda. São eles que me emprestaram e me emprestam asas para voar e criar".

Grace Carvalho


Com uma voz suave e um jeito bem particular de interpretar os arranjos, Grace Carvalho dedica seu repertorio ao samba de raiz. Recentemente, a cantora fez uma temporada de shows na Europa, onde se apresentou em pubs e restauratnes de Paris, Londres e Barcelona. O CD com canções próprias intitulado “Caminhante” foi lançado em 2010 e vem recheado de elementos do samba, dub e do afrobeat.

Lucas Faria


Lucas Faria nasceu em Goiânia e começou a compor na década de 70, influenciado por artistas como Edu Lobo e Chico Buarque. Na época, participou de vários festivais de MPB, em estados como Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Pará, Maranhão, Minas e Rio Grande do Sul. O primeiro LP de Lucas Faria, “Todo Canto”, gravado em 1986 e seu mais recente trabalho é o CD “Lucas Faria e convidados”

Tonzera


O cantor TonZêra mostra toda sua versatilidade como compositor em seu CD Com Fusão, onde mistura ritmos tradicionais como congada, ciranda e outros a samplers e guitarras distorcidas. Num passeio por vários estilos, ele busca uma nova sonoridade, sem se preocupar com definições

Goiânia Canto de Ouro
Quando: Hoje, a partir das 21h
Onde: Teatro do Centro Cultural Goiânia Ouro – Rua 3, esq. c/ Rua 9 – Centro
Ingressos: R$ 12,00 (inteira) / R$ 6,00 (meia)
Informações: 3524-2541 / 3524-2542



Nenhum comentário: