sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dança tipo exportação

Publicado em 23 de fevereiro de 2011

Alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França conseguem patrocínio de empresários para viagem a concurso em Nova Iorque, EUA

O governador Marconi Perillo e o secretario de Ciencia e Tecnologia, Mauro Faiad, receberam, no Palacio das Esmeraldas, seis empresarios que patrocinam a viagem de cinco alunos do curso de dança do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (CEPABAF) para Nova Iorque, nos Estados Unidos. Na cidade, que também é conhecida como Grande Maçã, os bailarinos participam do “Youth America Grand Prix”, um campeonato que acontece anualmente no mês de março, com bailarinos do mundo todo. Os ganhadores recebem bolsas de estudos em grandes companhias de dança internacionais, cuja duração varia de um mês a um ano.

Ao lado da diretora do Centro, Sônia Maria de Araújo, e do presidente da Agencia Goiana de Comunicação (Agecom), José Luiz Bittencourt Filho, o governador também anunciou a liberação de duas parcelas atrasadas do Programa Bolsa Orquestra que não foram pagas na gestão passada. Perillo ressaltou que “o que as pessoas precisam são oportunidades e, ao governo, cabe proporcionar oportunidades para que todos possam subir na vida.” O governador ainda afirmou que se sente orgulhoso por ter acreditado e incentivado a Escola de Artes Veiga Valle, hoje incorporada ao Basileu França e que, dentro de suas limitações, vai estimular a arte no Estado.


Marconi Perillo, autoridades, empresarios e bailarinos apreciam música executada pelo quarteto de cordas da Orquestra Jovem do Cepafb

Durante a solenidade que aconteceu no Salão Dona Gercina, dois bailarinos do Centro apresentaram para a imprensa e convidados um duo de balé clássico ao som do quarteto de cordas da Orquestra Jovem do Basileu França, que hoje está sob a batuta do maestro Eliseu Ferreira. A música escolhida foi o tango Por uma cabeza, canção que ficou bastante conhecida por causa do filme Perfume de mulher.

Premiações

Sob a coordenação da professora Simone Malta, a escola já esteve representada em outros anos na disputa em Nova Iorque. O Centro sempre conseguiu que seus alunos se destacassem figurando entre os finalistas da competição e conseguindo bolsas de estudos. A pré-seleção nacional aconteceu em Vinhedo, no Estado de São Paulo na qual competiram 200 solistas. Ao todo foram selecionados 35 bailarinos do território nacional, sendo que cinco são do Basileu França, dois do Centro Cultural Gustav Ritter e um do Mvsika Centro de Estudos.

Na competição de março, cada solista apresentará duas coreografias de balé de repertório e uma de clássico livre ou de balé contemporaneo. Os competidores também farão aulas de dança que também são elimininatorias sob o olhar atento de professores e diretores de grandes escolas de balé do mundo todo.
O CEPABF iniciou suas atividades em 2002, oferecendo cursos de formação inicial e continuada em música, artes visuais, teatro e dança. Em 2008, iniciaram-se os cursos de Habilitação Técnica Profissional de nível medio. Atualmente, o Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França tem cerca de cinco mil alunos e atende a região metropolitana de Goiânia e demais municipios. O Centro desenvolve varios projetos, como a Orquestra Jovem que tem como objetivo a formação profissional de orquestra e se destaca na dança com alunos premiados em competições nacionais e internacionais.

Nenhum comentário: