terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Turista prevenido e saudável

Publicada em 23 de janeiro de 2011

Antes arrumar as malas e viajar é importante saber se você está bem o bastante para colocar o pé na estrada

A prevenção da trombose venosa profunda, que pode ocorrer em viagens longas de automóvel ou avião, é alvo da medicina do viajante


Turista precavido sempre faz um check list antes de sair de casa e por o pé na estrada. Porém, pior do que descobrir que esqueceu a escova de dentes é ter que interromper uma viagem de negócios ou de lazer para correr ao o hospital ou curandeiro mais próximo por causa de algum contratempo relacionado à saúde. Porém, não vá pensando que colocar uma aspirina na necessaire vai resolver todos os problemas que possam aparecer. Fazer um check up antes de viajar e consultar um profissional especializado em medicina podem evitar complicações mais graves que, em casos extremos podem resultar até em óbito.

Muita calma nesta hora. Não é preciso entrar em pânico nem virar hipocondríaco só porque o nome da Dona Morte foi mencionado aqui em cima. De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, de 20 a 70% dos viajantes apresentam algum problema de saúde, principalmente relacionados com diarréia – o que não é tão grave se tratada corretamente. As doenças infecciosas também não estão tão presentes e representam de 1 a 3% das mortes entre os viajantes. Além disso, apenas de 1 a 5% dos turistas procuram assistência médica em viagens internacionais.

O médico infectologista especializado em medicina do viajante do Hospital 9 de Julho de São Paulo, Dr. Gustavo Johanson, afirma que todo turista deve estar em dia não só com o check up, mas também com as vacinas. "Infelizmente, a maioria das pessoas desconhece essa área da medicina e não procura assistência médica. Isso talvez deva ocorrer por ignorar os riscos reais aos quais estará submetido e ou por desconhecimento de serviços de orientação de saúde do viajante", argumenta o doutor.
O turista precavido que procura esta especialidade é, primeiramente, submetido a uma triagem pela qual são obtidas informações como itinerário, tempo de estada, tipo de viagem, histórico de saúde e de vacinação. A partir daí, o médico pode fazer um programa preventivo para fornecer orientações e indicar as vacinas recomendadas de acordo com o destino do viajante. A prevenção de doenças tropicais também é tratada com bastante atenção, pois países em desenvolvimento da faixa tropical do planeta (Brasil incluso nesta lista) são os que oferecem maiores riscos de doenças adquiridas, na maior parte das vezes, pela ingestão de água e alimentos contaminados.

Orientações gerais

Para fora do país, o mais indicado é levar os medicamentos habituais na bagagem de mão. Analgésicos, antitérmicos e antialérgicos podem ser carregados, desde que estejam acompanhados da prescrição médica em inglês que pode ser feita pelo médico da família, desde que este profissional seja bilíngue, claro.

Para evitar picadas de insetos, resta escolher roupas que cobram a maior parte do corpo e usar cremes repelentes, mosquiteiros e sprays inseticidas nos ambientes. Muitas doenças como malária, febre amarela, dengue, doença de chagas e doença do sono são transmitidas por insetos. Algumas podem ser evitadas com a vacinação enquanto outras não.

Precauções em relação à água e alimentos ainda são as melhores formas de se evitar diarréias. Dê preferência às águas engarrafadas de procedência confiável. Quando isto não for possível beba água fervida ou tratada com produtos químicos específicos para isso a base de iodo e cloro. Os alimentos crus devem ser evitados, os cozidos e assados devem estar bem-passados e os enlatados consumidos assim que abertos.

VACINE-SE
Confira algumas vacinas a serem tomadas e em quais lugares são mais indicadas. É importante procurar um serviço de medicina do viajante para esclarecer como se imunizar antes da viajem. Agências de turismo e embaixadas podem ser uma boa fonte para este tipo de informação.

Febre Amarela
Brasil (Maranhão, Minas Gerais, Bahia, sudoeste do Paraná, oeste de São Paulo e regiões Norte e Centro-Oeste), países da África e América do Sul, alguns países da Ásia e da Europa

Febre tifóide
Países da África e do sudoeste asiático

Hepatite A
Países da África, Ásia e América Latina com exceção do Chile e da Argentina

Poliomelite
Angola, Índia, Bangladesh, Timor Leste e Paquistão

Sarampo
Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão, Coréia, Paquistão, Filipinas, Venezuela, República Dominicana e Haiti

Nenhum comentário: