terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Noivas em chamas

Publicado em 18 de janeiro de 2011

Fotógrafos inovam os tradicionais álbuns de casamento com as “trash the dress sessions”. As sessões são feitas em locações exóticas, que mostram os recém-casados em momentos de descontração e sem medo de detonar o vestido





Noiva americana ateia fogo no próprio vestido de casamento em uma sessão fotográfica “Trash the dress”

Há muitos que digam que o casamento é o momento ápice na vida de uma mulher. Muitas acreditam nisso e fazem de tudo para que o dia das bodas seja perfeito com os convites impecáveis, a decoração da igreja e da recepção maravilhosas, o buffet delicioso e o vestido de noiva ideal. O noivo também se faz necessário, mas a este relega-se um papel de acessório no dia do casamento e, se ele apresentar qualquer defeitinho após o “sim”, resta à recém-casada aprender a conviver com ele até que a morte ou o divórcio os separem.

O registro do casamento, com o passar do tempo e com os avanços tecnológicos, foi se tornando uma parte cada vez mais importante no dia da noiva. No tempo dos nossos avós, contratava-se um profissional para fazer a foto do casal e a da família. Já nossos pais, além dos fotógrafos, contratava uma equipe de filmagem, que enfia suas câmeras na cara do padre, dos noivos e dos padrinhos registrava o casório e entregava, com o álbum de casamento, uma fita VHS com os melhores momentos da cerimônia e da festa editados ao som do saxofonista americano Kenny G. Hoje, uma noiva hype pode contratar uma assessoria de imprensa para assegurar a divulgação do seu casório na mídia, garantir que um web designer faça um site com todas as informações sobre o seu casamento e, é claro, ter uma equipe fotográfica e de filmagem que façam o registro perfeito da megaprodução matrimonial.

Duas tendências tem agitado o mercado de fotografia de casamentos nos últimos anos. Uma delas é adaptar os princípios do fotojornalismo às tradicionais fotos matrimoniais, substituindo os retratos posados por flagrantes captados em momentos de descontração. A outra tendência é realizar sessões após o dia do casório, em lugares inusitados, com a noiva totalmente à vontade entrando na água, subindo montanha ou rolando na areia sem medo de estragar o vestido. Aliás, estragar o vestido é o objetivo de muitas desses ensaios fotográficos apelidados de trash the dress sessions que, em bom português, quer dizer “sessões detone o vestido”.

Há algo que atrai e, ao mesmo tempo, incomoda em uma bela foto que mostra uma noiva em atitudes que estragam um lindo e caro vestido. Mas, pensando bem, o que fazer com aquele monte de panos, rendas e miçanguinhas depois da festa de casamento? No Brasil, o aluguel de vestidos de noiva e venda de usados são partes de um grande mercado, mas, no Estados Unidos, apenas 10% das noivas alegaram ter comprado um vestido de segunda mão. Lá, um vestido comum custa, em média, $1,8 mil, mas, dependendo do estilista, pode chegar a $10 mil. Uma noiva americana mais nostálgica pode mumificar seu traje por míseros $ 200, enfiá-lo no armário e vê-lo de tempos em tempos quando for tirar o pó dos seus guardados. Porém, melhor do que ter uma múmia branca no closet é ter belas fotos detonando o vestido.

Modismo

A tendência de se detonar o vestido começou em setembro de 2006 com a criação do site www.trashthedress.com do fotógrafo americano Mark Eric, que mostra belas fotos de noivas, acompanhadas dos noivos ou não, na rua, na chuva ou na fazenda, usando seus vestidos sem medo de estraga-los. No Brasil, o fotógrafo Anderson Miranda entrou de cabeça na tendência e possui o site www.trashthedress.com.br. Nele, o brasileiro convida o casal a fazer um “belo ensaio fotográfico depois do casamento, em uma locação exótica”, no Brasil ou no exterior. Miranda ainda completa que o seu “Trash the dress” é para quem já casou e sonha ter fotos inesquecíveis.


O brasileiro Anderson Miranda oferece sessões “Trash the dress” em locações no Brasil e no exterior


Outro fotógrafo americano, John Michael Cooper, de Las Vegas, elevou as sessões de detonação a outro patamar ao publicar o ensaio “Show off” (“Exposição” em tradução livre) em fevereiro de 2006. Sua empresa leva o nome de Altf, a sigla de “Alternative Fucking Photography” que em português, em uma tradução livre, quer dizer “Fotografia Alternativa do C*”. Para esta sessão, o fotógrafo comprou um vestido de noiva no E-Bay por $100 e convidou uma amiga modelo para posar para ele no deserto de Nevada. As fotos num cenário pós-apocalíptico que tinha os escombros de uma mesquita incendiada ao fundo tinham uma atmosfera tão pouco usual e assustadora que logo outras noivas requisitaram imagens similares ao fotógrafo para seus álbuns de casamento. No site de Cooper (www.altf.com), é possível ver noivas pulando na lama, posando de alvo para flechas, noivos segurando uma pá olhando a noiva o porta-malas e até uma noiva em chamas.

Tatuagens e romance


Mike Allebach, fotógrafo da Filadélfia, afirma em seu site (www.allebachphotography.com) que não fotografa gente sem graça. Sua especialidade, segundo ele, é noivas tatuadas e noivos roqueiros. Em setembro deste ano, ele fotografou o casal Minerva e Nabil em uma sessão que envolveu pirofagia, um chicote de fogo e um vestido de noiva em chamas. A noiva Minerva, que nunca tinha tocado em um chicote de fogo, conta que, ao convidar o marido para uma sessão de “detone o vestido” após o casamento, ouviu de Nabil: “isso quer dizer que vamos colocar fogo no seu vestido?”. No início foi um choque para Minerva, mas ela se acostumou tanto com a idéia a ponto de adorá-la e se divertir amuito durante a sessão fotográfica comandada por Allebach em um terreno abandonado. Minerva ateou fogo ao seu vestido enquanto Nabil cuspia fogo.





Mais romantico, o americano Max Wanger suas produz fotos de casamentos em lugares inusitados

Max Wanger (www.maxwanger.com) não coloca fogo em nada nem em ninguém, mas suas fotos de casamento são tão autênticas e românticas que podem derreter os corações mais sensíveis. O fotógrafo também americano acredita que um amor pode durar a vida inteira e ainda continuar leve e dinâmico como suas fotos. As imagens que ela capta com sua câmera mostra casais em cenários amplos em cores alegres e em situações e poses que remetem ao amor eterno declarado no altar. São belíssimas imagens de casais que vale a pena copiar a pose. Resta à noiva apenas encontrar algum fotógrafo que consiga fazer isso no lugar onde mora.

Nenhum comentário: