quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Música preciosa no Canto de Ouro

Publicada em 27 de janeiro de 2011

Festival segue programação com apresentação do terceiro elenco formado pelos artistas goianos Milla Tulli, Grace Venturini, Darwinson e Senhor Blan Chu

Esta é a terceira semana de shows do festival Goiânia Canto de Ouro. Ao todo são 13 semanas de música que envolvem 65 instrumentistas e 68 cantores que resultam em nada menos do que 58 atrações diferentes. A programação que começou no último dia 13 só acaba em 16 de abril. Desde sua primeira edição, o evento tem como objetivo aproveitar a diversidade cultural dos artistas do Estado de Goiás e, ao mesmo tempo, oferecer atrações de qualidade para quem fica na Capital no período de férias.

Para este elenco foram escalados os cantores Milla Tulli, Grace Venturini e Darwinson, além da banda Senhor Blan Chu, cujos discípulos, nesta temporada, são os músicos Du Oliveira (compositor e cantor), Nonato Mendes (arranjador e contra-baixista) e Sérgio Pato (percussionista). A banda de apoio, que também será acompanhada pelos instrumentistas do Senhor Blan Chu, é composta por Guilherme Santana, Emídio Queiroz e William Cândido e a direção musical fica por conta de Nonato.

Darwinson



Darwinson: trabalho marcado pela grande diversidade de ritmos e sons


O cantor e compositor goiano Darwinson é filho de Darci Silva, a Rainha do Rádio em 1964. Desde muito cedo, ele teve uma grande influência musical em sua formação. Autodidata, ele se apresenta em shows e casas noturnas de vários estados do Brasil desde 1985. Ex-acadêmico da Faculdade de Sociologia da UFG, seu interesse pelas questões sociais e filosóficas se reflete em suas letras e na brasilidade de sua música.
O trabalho do cantor é marcado pela diversidade de ritmos e sons e falade temas urbanos e existenciais. Fundido à MPB, baião, samba, bossa nova, funk afoxé, blues e muitos outros gêneros são explorados por Darwinson. Desde de 2006, o músico se apresenta com um instrumento criado por ele e apelidado de contra-baixolão. Dessa forma, Darwinson explora efeitos e timbres diferentes e mostra um som exclusivo com novidades nos arranjos e ritmos.

Grace Venturini

Grace Venturini: teve acesso ainda menina à diversos ícones da música

Assim como Darwinson, Grace Venturini teve acesso à música ainda muito cedo. Ouvindo discos do baú da família, Grace aprendeu muito com diversos ícones da música brasileira e mundial. Na adolescência, aprimorou suas habilidades estudando em um conservatório de música e se apresentando em bares de Goiânia, do interior e de Brasília. Seu primeiro single foi gravado em 1999 e seu primeiro álbum foi lançado em 2004. O terceiro CD já saiu no ano seguinte e o disco mais recente foi lançado em 2007. Este último, Pra ser feliz, contém 14 faixas com gravações de sucessos nacionais e internacionais, além de músicas autorais.

Milla Tulli
Milla Tulli: integra a efervescente cena independente da nova MPB

Cantora desde a adolescência, Milla Tulli integra a cena independente da nova música popular goiana. Seu estilo é caracterizado pela pluralidade rítmica e harmônica e pela fuga do óbvio. Milla, com sete anos de carreira, se mostra fiel ao tom intimista e mágico de sua música. Em meados de 2009, a cantora gravou seu primeiro CD solo. Em seu primeiro trabalho, a artista usou a independência musical que tinha e o resultado foi um trabalho autoral que demonstra a verdadeira identidade musical da cantora.

Nascida em novembro de 1987, em Goiânia, Ludmilla Gomes Rodrigues, ainda criança, participou de corais de escolas e igrejas, onde aprendeu suas primeiras melodias. Aos 13 anos, formou uma banda de garagem com os amigos na qual Milla usava o violão ganhado do avô para compor e tocar sem muita pretensão ou ambição. Um ano mais tarde, Milla se aventurou pelos palcos da noite goiana no formato voz e violão. A partir daí, a cantora se dedicou à MPB e, em 2005 formou a banda Libertária para tocar composições próprias que misturavam samba, jazz e folk.

Senhor Blan Chu
Senhor Blanchu é um personagem criado pelo vocalista Du Oliveira

O lançamento do primeiro CD desta banda se deu em 2001, no Teatro de Pirinópolis. Para acompanhar o álbum, um revista de nome Cendal de pensamentos do Sr. Baln Chu contém uma biografia não autorizada do Senhor Blan Chu, além de pérolas do pensamento blanchuísta. Isso tudo para mostrar que, mais do que uma banda, Senhor Blan Chu é uma persona.

As composições da banda utilizam uma fusão de elementos da música tradicional como a catira, a folia de reis, o maracatu, o xote, o baião, o samba, a bossa nova, da moderna MPB, além de elementos rítmicos não brasileiros, como a salsa, o reggae, o jazz, o blues, o rock, o funk. Neste show, o Senhor Blan Chu apresenta cinco músicas inéditas que compõe o álbum que ainda será lançado no segundo semestre deste ano com o longo título Fohiprocksamblanchu.


Goiânia Canto de Ouro
Quando: Hoje, amanhã e sábado, a partir das 21h
Onde: Teatro do Centro Cultural Goiânia Ouro – Rua 3, esq. c/ Rua 9 – Centro
Ingressos: R$ 12,00 (inteira) / R$ 6,00 (meia)
Informações: 3524-2541 / 3524-2542

Nenhum comentário: