Publicado em 1º de abril de 2011
Dois clássicos de média-metragem entram em cartaz hoje, no Cine Cultura, relançados mais de 50 anos depois de suas estréias em Cannes. O balão vermelho (Le ballon rouge - 1956) e O cavalo branco (Crin Blanc: Le Cheval Sauvage - 1953), ambos do diretor francês Albert Lamorisse. Os filmes chegam ao cinema em uma cópia restaurada e são exibidos nas mesmas sessões.
Em O balão vermelho, o filho do diretor Pascal Lamorisse vive um garoto solitário nas ruas de Paris e que encontra um balão vermelho amarrado a um poste de iluminação. Ao libertá-lo, ele passa a seguir o menino por onde quer que ele vá. Alguns adultos tentam tirar o balão do garoto, mas ambos fogem. Na fita, há poucos diálogos e a narrativa se ancora na imagem.
O outro média, O cavalo branco, mostra a luta de um adolescente para evitar que um cavalo selvagem seja preso e domesticado por um fazendeiro. Em 1953, ele foi o vencedor do prêmio Prix Jean Vigo de melhor curta-metragem e do grande Prêmio do Festival de Cannes. Este média mostra belas paisagens e mescla fantasia com realismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário