sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mensagens de outros mundos

Publicado em 1º de abril de 2011

As mães de Chico Xavier estreia hoje nas salas de cinema do País. O longa encerra as comemorações do centenário do maior médium brasileiro

O filme As mães de Chico Xavier (2011), de Glauber Filho e Halder Gomes, que entra em cartaz hoje, não é uma continuação de Chico Xavier, o filme (2010), de Daniel Filho. Apesar de trazer o ator Nelson Xavier interpretando novamente o personagem título, as histórias são independentes. O filme foi livremente inspirado no livro Por trás do véu de Ísis, do escritor Marcel Souto Maior, conta a história de três mães que buscam um pouco de alento para seus dramas pessoais em Chico Xavier e suas cartas psicografadas. Como o próprio título diz, o foco nesta trama são as mães e não o médium.

O filme, que teve várias pré-estreias por todo o Brasil, abriu o 1º Festival de Cinema Transcendental que aconteceu em Brasília na semana passada. Tanto a produção do filme quanto do Festival é da Estação Luz Filmes que produziu ainda Bezerra de Menezes – O diário de um espírito, que levou quase um milhão de pessoas aos cinemas em 2008, e coproduziu o filme de Daniel Filho, que teve um público de quatro milhões de pessoas, no ano passado.

Filmes com tema espírita ou transcendental vem construindo um público cativo desde de Bezerra de Menezes e muitos já arriscam a classificar esta temática como um novo gênero de cinema. O Festival teve a curadoria do jornalista Pedro Martins Freire e mostrou que muitos filmes podem ser classificados como transcendentais, mesmo sem abordar exatamente a doutrina espírita.

Esta é uma temática que veio para ficar e ainda vai estimular a produção de filmes nacionais transcendentais. O filme dos espíritos, baseado no Livro dos Espíritos de Alan Kardec, por exemplo, já tem sua estreia prevista para outubro.

Nenhum comentário: