Publicado em 10 de novembro de 2010
Banda goianiense Goldfish Memories lança single que doa um centavo por cada download feito gratuitamente
Goldfish Memories alia internet e generosidade no lançamento da música The yellow eyes of the owl, que foi gravada este ano no Rocklab Estúdio
Desde o dia primeiro deste mês, a música The yellow eyes of the owl está disponível para download no site www.goldfishcent.com. Não é preciso meter a mão no bolso ou dar o número do cartão de crédito para baixar a música recém-lançada da banda de stoner rock de Goiânia Goldfish Memories, porém, para cada download feito até o dia 27, será doado um centavo de real para a Casa-Lar Maná, localizada em Mineiros, no interior de Goiás. Campanhas que destinam parte da renda obtida pela venda de produtos e serviços a instituições de caridade existem aos montes e estão por aí há muito tempo. O diferencial deste projeto, batizado de “Goldfish Cent”, é que o produto oferecido pelo site (a música) é gratuito e quem efetivamente desembolsa a grana da doação são as empresas patrocinadoras que têm sede na cidade de Mineiros.
Há quem diga que nada é de graça nesta vida. Então, calculemos os custos desta doação gratuita para quem baixa a música. Se a boa ação for feita em uma lan house que cobra um real por hora na internet, o custo dos 15 segundos dispensados para digitar o endereço do site, ele carregar e o usuário da internet clicar no botão “download” é de 0,0042 centavos. Além desta fortuna elevada à potência negativa, o internauta também gasta, durante todo o processo, 0,4 quilocalorias. Dessa forma, a Goldfish Memories conseguiu a proeza de fazer com que as pessoas façam doações gastando virtualmente nada, movendo apenas alguns dedos e ainda levando de brinde uma música da banda. Este é um bom exemplo de divulgação que alia internet e filantropia, uma equação na qual todos ganham, inclusive as empresas patrocinadoras que têm seus nomes aliados a uma boa causa.
O publicitário Danilo Melo, também conhecido como o guitarrista Xidan da Goldfish Memories, conta que a ideia do download do bem lhe ocorreu durante uma viagem de retorno a Mineiros, após a última sessão de gravação da música The yellow eyes of the owl. Ele queria lançar a música de forma diferente e ousada, visto que a banda é independente, sem selo ou gravadora. Se por uma lado, a banda não teria apoio externo para o lançamento, por outro, a Goldfish Memories tem total controle sobre seu material. Uma vez concebido o esboço do projeto, a proposta foi lapidada na Juicebox Publicidade e Propaganda, agência de Mineiros onde Xidan trabalha, e a estruturação, programação e montagem do site foram feitas com o apoio do Clube do Design e da Sofun. O guitarista/publicitário diz que acredita na originalidade da ideia e espera o apoio dos amigos e dos meios de comunicação para que tudo dê certo.
Um centavo por download pode parecer muito pouco, mas, segundo Xidan, o número de músicas baixadas é imprevisivel. Além disso, o site é bilíngue e, estando exposto a todo mundo que tenha internet e que leia em inglês, a ação pode receber divulgações expressivas a qualquer momento e, se o valor alcançado fosse extremamente alto, as empresas teriam dificuldades em cumprir o compromisso, explica Xidan. Como todo movimento feito na internet, o projeto lança mão das redes sociais para divulgação. Twitter, Orkut e Myspace estão sendo articulados pelos idealizadores, membros da banda e ativistas amigos da causa, exatamanete como a cartilha do marketing social manda. Dessa forma, se o projeto for bem sucedido, o grupo terá muita divulgação não só na internet, mas também em outras mídias.
Show beneficente
Os membros da Goldfish Memories parecem estar a fim de conseguir um carma para lá de bom nesta vida. Além dos downloads do bem, o show de lançamento do projeto “Goldfish Cent”, que acontece hoje no Bolshoi Pub, a partir das 22 horas, cobra como entrada dois quilos de alimento não perecível para doações ou R$ 10,00. Até o pessoal do Bolshoi entrou nessa de fazer caridade e resolver dar um chope Heineker extra a quem comprar uma unidade da bebida, mas só até às 23h30.
Orquestra Abstrata, banda instrumental que também já tocou em outros eventos beneficentes, divide o palco hoje no Bolshoi Pub
myspace.com/orquestraabstrata
Para dividir o palco com a banda stoner rock humanitária Goldfish, foi chamada a Orquestra Abstrata que, até 2008, era conhecida como Seven. Rica em referências psicodélicas e experimentalismo, esta banda explora improvisação e mistura rock, música eletrônica e jazz. Tudo isso sem um vocalista. A banda instrumental tem uma formação básica: Eduardo Kolody nas guitarras sintetizadores e programações, Wassily no piano e os teclados e Hudson na bateria. A fim de fazer cada show diferente, a Orquestra sempre convida músicos para complementar a formação e executar verdadeiras jams sessions nos palcos.
Memórias do peixinho
A memória de um peixe dourado dura apenas três segundos. No entanto, a história da Goldfish Memories é um pouco mais longa do que isto. A banda surgiu no cenário alternativo de Goiânia em 2006 e lançou, em 2007, um EP com quatro músicas que levou o mesmo nome da banda. O grupo encerrou suas atividades no fim de 2008, quando Xidan se mudou para Mineiros. Em julho deste ano, a banda voltou para um show com Pablo Villas Boas no vocal, Renato Cunha na guitarra e backing vocals, Chicão Maia no baixo, Danilo “Xidan” Melo nas guitarras e backing vocals e Lucas Ribeiro na bateria. Com o cachê da apresentação, todos se enfurnaram no Rocklab Estúdio, gravaram a música The yellow eyes of the owl e, como afirmou Xidan em entrevista ao DMRevista, “lançamos o projeto e reticências”.
Saiba mais
Links Goldfish Cent
www.goldfishcent.com
www.twitter.com/goldfishcent
www.myspace.com/g0ldfishmemories
www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=44572002
Empresas socialmente responsáveis
Associação dos Hospitais Regional Mineiros
Cirurgião Dentista Rodrigo Braga
Clínica de Ortopedia Dra Joice Melo
Colégio Ágape
Contato 10 eventos e publicidade
Juicebox Publicidade e Propaganda
Marchiò Materiais de Construção
Casa-Lar Maná
Fundada em 1989, a casa oferece moradia, alimentação, encaminhamento para escolas, acompanhamento, atendimento psicológico, desenvolvimento da espiritualidade, esporte, lazer, inclusão social e atividades culturais como dança, música e teatro. A casa conta hoje conta com 38 residentes e um dos objetivos da campanha é angariar recursos para providenciar uma mudança do local de funcionamento, uma vez que a infra-estrutura da sede atual já não comporta as necessidades da instituição. www.ministeriopaodoceu.org.br
Lançamento do projeto Goldfish Cent - Show com Goldfish Memories e Orquestra Abstrata
Quando: Hoje a partir das 22h
Onde: Bolshoi Pub - Rua T-53, esquina com T-2, nº 1.140, Setor Bueno
Ingressos: 2 Kg de alimento não perecível ou R$ 10,00 (tome um chope Heineken e ganhe outro até as 22:30)
Informações: (62) 3285-6185 / (62) 3274-1309 / (62) 9972-6396 / (64) 9653-6119
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário