quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Rock filantrópico

Publicado em 10 de novembro de 2010

Banda goianiense Goldfish Memories lança single que doa um centavo por cada download feito gratuitamente


Goldfish Memories alia internet e generosidade no lançamento da música The yellow eyes of the owl, que foi gravada este ano no Rocklab Estúdio

Desde o dia primeiro deste mês, a música The yellow eyes of the owl está disponível para download no site www.goldfishcent.com. Não é preciso meter a mão no bolso ou dar o número do cartão de crédito para baixar a música recém-lançada da banda de stoner rock de Goiânia Goldfish Memories, porém, para cada download feito até o dia 27, será doado um centavo de real para a Casa-Lar Maná, localizada em Mineiros, no interior de Goiás. Campanhas que destinam parte da renda obtida pela venda de produtos e serviços a instituições de caridade existem aos montes e estão por aí há muito tempo. O diferencial deste projeto, batizado de “Goldfish Cent”, é que o produto oferecido pelo site (a música) é gratuito e quem efetivamente desembolsa a grana da doação são as empresas patrocinadoras que têm sede na cidade de Mineiros.

Há quem diga que nada é de graça nesta vida. Então, calculemos os custos desta doação gratuita para quem baixa a música. Se a boa ação for feita em uma lan house que cobra um real por hora na internet, o custo dos 15 segundos dispensados para digitar o endereço do site, ele carregar e o usuário da internet clicar no botão “download” é de 0,0042 centavos. Além desta fortuna elevada à potência negativa, o internauta também gasta, durante todo o processo, 0,4 quilocalorias. Dessa forma, a Goldfish Memories conseguiu a proeza de fazer com que as pessoas façam doações gastando virtualmente nada, movendo apenas alguns dedos e ainda levando de brinde uma música da banda. Este é um bom exemplo de divulgação que alia internet e filantropia, uma equação na qual todos ganham, inclusive as empresas patrocinadoras que têm seus nomes aliados a uma boa causa.

O publicitário Danilo Melo, também conhecido como o guitarrista Xidan da Goldfish Memories, conta que a ideia do download do bem lhe ocorreu durante uma viagem de retorno a Mineiros, após a última sessão de gravação da música The yellow eyes of the owl. Ele queria lançar a música de forma diferente e ousada, visto que a banda é independente, sem selo ou gravadora. Se por uma lado, a banda não teria apoio externo para o lançamento, por outro, a Goldfish Memories tem total controle sobre seu material. Uma vez concebido o esboço do projeto, a proposta foi lapidada na Juicebox Publicidade e Propaganda, agência de Mineiros onde Xidan trabalha, e a estruturação, programação e montagem do site foram feitas com o apoio do Clube do Design e da Sofun. O guitarista/publicitário diz que acredita na originalidade da ideia e espera o apoio dos amigos e dos meios de comunicação para que tudo dê certo.

Um centavo por download pode parecer muito pouco, mas, segundo Xidan, o número de músicas baixadas é imprevisivel. Além disso, o site é bilíngue e, estando exposto a todo mundo que tenha internet e que leia em inglês, a ação pode receber divulgações expressivas a qualquer momento e, se o valor alcançado fosse extremamente alto, as empresas teriam dificuldades em cumprir o compromisso, explica Xidan. Como todo movimento feito na internet, o projeto lança mão das redes sociais para divulgação. Twitter, Orkut e Myspace estão sendo articulados pelos idealizadores, membros da banda e ativistas amigos da causa, exatamanete como a cartilha do marketing social manda. Dessa forma, se o projeto for bem sucedido, o grupo terá muita divulgação não só na internet, mas também em outras mídias.

Show beneficente

Os membros da Goldfish Memories parecem estar a fim de conseguir um carma para lá de bom nesta vida. Além dos downloads do bem, o show de lançamento do projeto “Goldfish Cent”, que acontece hoje no Bolshoi Pub, a partir das 22 horas, cobra como entrada dois quilos de alimento não perecível para doações ou R$ 10,00. Até o pessoal do Bolshoi entrou nessa de fazer caridade e resolver dar um chope Heineker extra a quem comprar uma unidade da bebida, mas só até às 23h30.

Orquestra Abstrata, banda instrumental que também já tocou em outros eventos beneficentes, divide o palco hoje no Bolshoi Pub
myspace.com/orquestraabstrata



Para dividir o palco com a banda stoner rock humanitária Goldfish, foi chamada a Orquestra Abstrata que, até 2008, era conhecida como Seven. Rica em referências psicodélicas e experimentalismo, esta banda explora improvisação e mistura rock, música eletrônica e jazz. Tudo isso sem um vocalista. A banda instrumental tem uma formação básica: Eduardo Kolody nas guitarras sintetizadores e programações, Wassily no piano e os teclados e Hudson na bateria. A fim de fazer cada show diferente, a Orquestra sempre convida músicos para complementar a formação e executar verdadeiras jams sessions nos palcos.

Memórias do peixinho

A memória de um peixe dourado dura apenas três segundos. No entanto, a história da Goldfish Memories é um pouco mais longa do que isto. A banda surgiu no cenário alternativo de Goiânia em 2006 e lançou, em 2007, um EP com quatro músicas que levou o mesmo nome da banda. O grupo encerrou suas atividades no fim de 2008, quando Xidan se mudou para Mineiros. Em julho deste ano, a banda voltou para um show com Pablo Villas Boas no vocal, Renato Cunha na guitarra e backing vocals, Chicão Maia no baixo, Danilo “Xidan” Melo nas guitarras e backing vocals e Lucas Ribeiro na bateria. Com o cachê da apresentação, todos se enfurnaram no Rocklab Estúdio, gravaram a música The yellow eyes of the owl e, como afirmou Xidan em entrevista ao DMRevista, “lançamos o projeto e reticências”.

Saiba mais

Links Goldfish Cent
www.goldfishcent.com
www.twitter.com/goldfishcent
www.myspace.com/g0ldfishmemories
www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=44572002

Empresas socialmente responsáveis
Associação dos Hospitais Regional Mineiros
Cirurgião Dentista Rodrigo Braga
Clínica de Ortopedia Dra Joice Melo
Colégio Ágape
Contato 10 eventos e publicidade
Juicebox Publicidade e Propaganda
Marchiò Materiais de Construção

Casa-Lar Maná
Fundada em 1989, a casa oferece moradia, alimentação, encaminhamento para escolas, acompanhamento, atendimento psicológico, desenvolvimento da espiritualidade, esporte, lazer, inclusão social e atividades culturais como dança, música e teatro. A casa conta hoje conta com 38 residentes e um dos objetivos da campanha é angariar recursos para providenciar uma mudança do local de funcionamento, uma vez que a infra-estrutura da sede atual já não comporta as necessidades da instituição. www.ministeriopaodoceu.org.br

Lançamento do projeto Goldfish Cent - Show com Goldfish Memories e Orquestra Abstrata
Quando: Hoje a partir das 22h
Onde: Bolshoi Pub - Rua T-53, esquina com T-2, nº 1.140, Setor Bueno
Ingressos: 2 Kg de alimento não perecível ou R$ 10,00 (tome um chope Heineken e ganhe outro até as 22:30)
Informações: (62) 3285-6185 / (62) 3274-1309 / (62) 9972-6396 / (64) 9653-6119

Nenhum comentário: