sábado, 6 de novembro de 2010

Diga adeus à bagunça

Publicado em 04 de novembro de 2010

Armário desorganizado? O personal organizer pode ajudar você a colocar em ordem tudo que está fora do lugar

Imagine a cena: você está atrasado para o trabalho e não consegue encontrar seu crachá. Já procurou na pasta de documentos, na mochila da academia, na sala, na cozinha e até no banheiro. Você então começa uma busca detalhada e afobada pelo quarto. Pega as coisas que estão no chão e joga, uma a uma, em cima da cama e nada. Daí, sobra para a cama e o que está em cima dela vai para o chão. No meio do desespero, encontra a fatura do cartão de crédito que venceu ontem e você acabou não pagando por não a ter encontrado. Mas não é isso que você quer: cadê o crachá?

Seu último recurso é procurar em cima da cômoda. Novamente, você joga, um a um, os objetos que estão em cima do móvel no chão. Não encontra o crachá, mas acha algo estranho, marrom, feito de madeira e fixo. Você retira mais alguns trecos de cima de lá e descobre que a coisa estranha que encontrou é o tampo da cômoda que, soterrado pela bagunça, não via há muito tempo. Quanto ao crachá, necas! O jeito é ir trabalhar e levar uma bronca do chefe por não estar usando a identificação obrigatória.

Não é necessário ser um expert em qualquer coisa para saber que, se você se encontra em uma situação parecida com a historinha acima, é preciso tomar uma decisão: se organizar. Felizmente, hoje existem muitos cursos à disposição que ensinam bagunceiros a mudar seus hábitos, além da ajuda de um profissional que organiza sua casa, seu escritório e até sua vida. O nome desse salvador é personal organizer.

Silvana Bessa é uma desses profissionais que dão um jeito na confusão alheia. A denominação que gosta de usar é consultora de organização de residências e escritórios. Dona do site www.organizadoabessa.com.br, ela se mudou de Brasília para Goiânia no início do ano. Apesar de ainda atender muitos clientes no Distrito Federal e dar cursos por lá, Silvana estuda a possibilidade de também ensinar goianienses de-sordeiros a arrumar sua baderna, atender clientes em suas casas, em Goiânia e a abertura de uma loja especializada em acessórios para organização.

Silvana sempre foi alérgica e, por isso, limpeza e ordem são necessárias. Com o tempo, ela foi gostando de deixar tudo arrumado e decorado, fez um curso sobre organização e, há dois anos, dá aulas e atende clientes que precisam de uma mãozinha no quesito arrumação. Segundo o site de Silvana, quanto “mais ordem, mais prazer na vida”. Quando é contratada, a personal organizer pergunta ao cliente o que mais lhe incomoda. Então, ela avalia o espaço, calcula o tempo que levará para organiza-lo e constata se serão preciso acessórios para a casa ou não.

Uma parte importante do trabalho do organizador é incentivar o descarte e o desapego do cliente. “Tem muita coisa que o cliente não usa, mas também não joga fora”, explica ela. Além disso, tirar o excesso inútil abre espaço para guardar o que realmente importa e não acumular mantém a arrumação. Por isso, organizar é um quebra-cabeça que exige método e práticas personalizadas. E não adianta ficar bonitinho se não ficar funcional.

Manutenção

Uma vez que Silvana organiza a casa ou o escritório de um cliente, ele deve se policiar para a bagunça não voltar. Ela diz que, se o cliente não consegue conservar a ordem estabelecida, basta chamá-la para que ela escolha um método de organização que melhor se adapte ao bangunceiro crônico. Até hoje, Silvana ainda não foi chamada de volta, mas ela diz que isso é bastante comum em sua profissão.

O custo, à primeira vista, pode parecer alto: em média R$ 375,00 por dia de arrumação. Já uma consulta pode sair por um preço médio de R$ 200,00. Uma cliente de Silvana achou o preço caro e decidiu resolver sua desorganização sozinha, durante um feriado. No dia seguinte, a consultora recebeu um telefonema da cliente que reclamava de dor nas costas e implorava para que a consultora desse uma jeito na sua bagunça. Silvana, além de ministrar cursos de organização, presta serviços arrumando cozinhas, guarda-roupas e closets, documentos particulares e profissionais, escritórios e clinicas.

cada coisa em seu lugar

Este é o nome de um programa de TV exibido pelo canal fechado “Discovery Home & Health” que ajuda americanos incrivelmente bagunceiros a darem um jeito em suas casas e suas vidas. A desordem mostrada o programa é incrível e o acúmulo de cacarecos extraordinário. Ver famílias norte-americanas que mal conseguem entrar no próprio quarto que se encontra soterrado por roupas sujas e limpas leva a questionar se o que é visto é uma constante naquele tipo de sociedade consumista ou se são apenas exceções. Existem pessoas que guardam presentes sem abri-los e outros que mantém, na pequena sala de jantar, uma gigantesca máquina de refrigerantes da década de 1970 que, ainda por cima, não funciona.

A equipe do programa, chefiada pela comediante e atriz Niecy Nash, ajuda as desorientadas famílias a se livrarem de suas tralhas nas famosas vendas de garagem. Cabe à equipe do programa decidir o que vai e o que fica e o dinheiro arrecadado é usado na reforma e organização da casa. Também é surpreendente ver a resistência dos americanos em abrir mão de suas coisas, mesmo que não as usem. Em cada episódio, é engraçado ver as negociações entre a equipe que quer mais espaço e as famílias que parecem ter uma síndrome de castor e tendem a não jogar nada fora.

Peter Walsh é um organizador pessoal e arrumou a baderna de inúmeras casas no “Chega de bagunça”. Autor do livro “Engordei ou minha roupa encolheu?”, Walsh percebeu uma relação entre o nível de bagunça de uma residência e o excesso de peso de seus moradores. No livro, ele afirma que a casa é um reflexo do que se é e a cozinha um reflexo da forma que a pessoa se alimenta. O organizador diz ter percebido que assim que os baderneiros passavam a ter foco nas vidas que queriam, eles começavam a transformar não só as casas, mas todas as áreas de sua vida, como locais de trabalho, carreiras, relacionamentos e atitudes em relação ao corpo. Walsh acredita que “ao se arrumar a casa e organizar a cozinha, a despensa, as compras e os planos alimentares, se faz escolhas mais claras para uma saúde melhor”.

Nenhum comentário: