As serras dos Rio Grande do Sul recebem, neste fim de semana, a Eros Fair 2010, que traz diversas atrações que envolvem a sexualidade
Pense grande. Esta não é como uma simples feira de rua com bancas de frutas que, ao invés de vender legumes, vende consolos e vibradores. A Eros Fair é um mega-evento que espera, entre visitantes e expositores, um público de até 40 mil pessoas em quatro dias. A cidade escolhida para acolher a exposição foi Gramado, no Rio Grande do Sul. Segundo os organizadores da feira que consideram futuras expansões em um projeto internacional, a localização é estratégica por se tratar de uma cidade turística de alto poder aquisitivo que está situada em um ponto importante nas rotas do Mercosul.
José Luiz Figueiredo, organizador do evento, ainda explica que realizar a feira na região sul do Brasil partiu da demanda por um evento que promovesse a relação entre a crescente produção local de lingerie e a tendência dessa indústria de andar de mãos dadas com o mercado de produtos eróticos. O mercado erótico brasileiro emprega cerca de 30 mil pessoas em todo o país, segundo a assessoria do evento. O perfil dos trabalhadores também é muito variado: de atrizes pornôs a revendedoras porta a porta e de stripper a engenheiros de produção.
É certo que a internet teve um papel importante para o boom do erosbusiness. Antes da rede mundial de computadores, era preciso submeter amigos que viajam ao exterior a um possível constrangimento ao passar pela alfândega com uma mala cheia de objetos eróticos. Hoje qualquer um pode fazer uma “compra discreta” em sites nacionais ou estrangeiros e receber no conforto e na privacidade de sua casa um pacote recatadamente envolto em um insuspeito papel pardo e cujo remetente é “Um Nome Livre de Qualquer Suspeita Ltda”.
As transações do segmento erótico giram em torno de R$ 900 milhões ao ano e crescem a uma taxa média de 12,5% anuais. Segundo outras estatísticas, o público feminino representa 70% da procura por produtos eróticos.
PROGRAMA
Tão diversa quanto a sexualidade humana, a Eros Fair oferece atrações para todos os gostos, tendências e orientações sexuais. São palestras, seminários, desfiles, festas, shows exposições de arte,mostra multimídia e, é claro, muitos negócios a serem fechados neste seguimento de crescente expansão que talvez possamos chamar de erosbusiness.
O concurso de ilustração erótica já tem um vencedor: Renato Palmuti, um publicitário de São Paulo. Entre outras marcas de roupa, A Daspu faz um desfile com “roupas de batalha” que podem ser adquiridas na sua putique on line (www.daspu.com.br).
A passarela, além de ser palco para os desfiles, também recebe shows de danças sensuais e declamações de contos e poesias. No “Sex Lounge”, um lugar mais reservado, se apresentam strippers e acontecem shows picantes e de sexo explícito. O encerramento fica por conta da festa “Fetish Concept” que traz dancarinos, malabaristas, pirotécnos e muito erotismo.
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