sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Música de fé

Publicado em 09 de dezembro de 2010

Reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade, Padre Robson lança pela Som Livre o álbum Nos braços do Pai, seu primeiro disco. São 14 faixas repletas de emoção, com algumas canções já conhecidas dos fiéis e outras inéditas

Nos braços do Pai é o nome do primeiro álbum lançado pelo Padre Robson de Oliveira e gravado pela Som Livre. O religioso leva, por meio de suas músicas, mensagens de amor, fé e devoção. São 14 faixas repletas de emoção, com algumas canções já conhecidas dos fiéis e outras inéditas. Segundo a assessoria de imprensa do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade, o CD, voltado para a adoração ao Pai Eterno e a Maria Santíssima, promete aos ouvintes paz de espírito por meio de composições harmoniosas e de sonoridade agradável.

O estilo musical escolhido pelo Padre Robson é o característico das canções religiosas, mesclado com inovações e novas tendências do mercado fonográfico mundial. O Padre apresenta este novo projeto como uma porta de entrada para outros trabalhos. No que diz respeito à promoção do seu primeiro CD, além da divulgação por meio da assessoria de imprensa da Basílica de Trindade e de propagandas convencionais em diversos meios, Padre Robson pretende fazer apresentações musicais a partir do ano que vem. Certamente seu programa Novena dos filhos do Pai Eterno, exibido pela Rede Vida, será um grande canal de divulgação do primeiro disco do padre.



O álbum foi gravado em uma capela com o acompanhamento de um coro. Apesar de ter sido produzido fora de um estúdio, as músicas não foram gravadas ao vivo com todos tocando e cantando ao mesmo tempo. O som de cada instrumento foi captado separadamente, assim como as vozes e o som do coro, para depois ser mixado em estúdio. A autoria das músicas são de diversos autores, entre eles, Padre Robson, Silvio Rodrigues, Padre Zezinho, Luiz Arcanjo e José Augusto. Algumas canções foram escolhidas por terem caído no gosto pessoal do Padre Robson, enquanto outras músicas entraram no CD devido à relevância dos temas abordados.


Em Maria da minha infância, composição de Padre Zezinho, a letra fala da importância de se rezar com fé e amor, mesmo quando, pela imaturidade infantil ou pelo cansaço adulto, erra-se as palavras da oração. Uma música de autoria do Padre Robson, Somos povo de Deus, fala de coisas conhecidas pelos fiéis goianos: a Santíssima Trindade e os romeiros que lotam a cidade natal do Padre cantor no mês de julho. Também oriundos da cidade de Trindade, a dupla sertaneja Rodolfo e Rodrigo faz uma participação especial no CD Nos braços do Pai. A faixa escolhida foi a sétima: Sou teu anjo que traz uma mensagem que propaga o amor ao próximo.

Filho de Trindade

Robson de Oliveira Pereira nasceu em Trindade, no estado de Goiás no dia 26 de abril de 1974. Aos 14 anos, entrou para seminário e, dez anos depois, aos 24 anos, tornou-se sacerdote. Após trabalhar por dois anos na Pastoral de Vocações e na formação de jovens para a vida religiosa, o então Padre Robson rumou para a Irlanda e depois para Roma. Na Itália, fez seu mestrado em Teologia Moral pela Universidade do Vaticano. Hoje, ele tem quase uma centena de artigos publicados que versam sobre temas diversos e orientam para uma vida ética e cristã. Além disso, ele é membro da Congregação dos Missionários Redentoristas, o mesmo grupo que atua no Santuário de Aparecida, em São Paulo.


Ao retornar de Roma, o padre conquistou espaço na retransmissora regional da TV Brasil Central a fim de difundir a devoção ao Divino Pai Eterno. Mais tarde, com o programa Novena dos filhos do Pai Eterno, alcançou uma audiência nacional pela da Rede Vida – a maior rede de televisão Católica do mundo. No início do ano passado, Padre Robson iniciou uma outro programa de orações em rede nacional: a Novena do Perpétuo Socorro” que leva aos lares pregações e preces com temas que atingem o cerne da vida humana. O Padre se diz amado por muitos católicos e bem quisto por inúmeros evangélicos que lhe escrevem elogiando seu trabalho missionário na TV. Ele ainda afirma receber milhares de testemunhos de conversões e graças alcançadas por novos fiéis de todo o Brasil e até mesmo do exterior.

História de devoção

Neste ano, a devoção ao Divino Pai Eterno completa 170 anos em Trindade. Segundo o site oficial do Santuário do Divino Pai Eterno (www.paieterno.com.br), a história da devoção teve início por volta de 1840, com o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira. Eles se estabeleceram a, aproximadamente, 22 quilômetros do município Campininha das Flores, que, atualmente é o bairro de Campinas, em Goiânia.

Tanto Constantino quanto sua esposa Ana eram muito religiosos. Certo dia, enquanto preparavam a terra para a plantação, o casal encontrou um belo medalhão de barro que tinha, mais ou menos, meio palmo de circunferência. Nele estavam representado a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. A família dos agricultores levou o medalhão para casa e começou, então, a rezar o terço, principalmente aos fins de semana. Logo, numerosos prodígios, graças e milagres foram relatados e relacionados ao medalhão sagrado. Aos poucos, as notícias foram se espalhando e outros moradores passaram a rezar juntos ao Divino Pai Eterno.

O número de devotos cresceu rapidamente e a casa de Constantino e Ana Rosa já não comportavam tanta gente. Por volta de 1843, Foi construída uma capela de folhas de buritis que logo também ficou pequena. O casal então doou um terreno às margens do córrego Barro Preto e ali foi construída uma nova capela. Mais tarde, Constantino encomendou ao artista Veiga Valle, que morava em Pirenópolis, uma réplica do medalhão em tamanho maior e esculpida em madeira. Hoje, esta imagem ainda pode ser vista no Santuário Velho que também é conhecido como Igreja Matriz de Trindade.





O Santuário Novo teve sua pedra fundamental lançada em 1943 pelo então arcebispo de Goiânia Dom Emanuel Gomes de Oliveira. Porém a obra só foi concluída em 1974. Com a ajuda de devotos e romeiros, o Santuário Novo passou por uma reforma em 1994. Elevado ao patamar de Basílica em 2006, a construção é ornada por 76 vitrais, possui piso de granito, secretaria, sacristia, copa, sala para os ministros da eucaristia e para atendimento vocacional. Em seu subsolo, existem três capelas, 20 confessionários, sala dos milagres e banheiros. A praça em torno do Santuário também foi totalmente revitalizada e uma grande rampa foi construída para facilitar o acesso dos devotos à porta principal do templo. Tudo construído como uma forte expressão de devoção que começou com um pequeno medalhão de barro.

Um comentário:

Rosemary disse...

Bom dia padre,senhor tenho uma vozinha que tem 87 anos e te assiste todos os dias e ela agora colocou na cabecinha que o senhor que fala com ela,o nome dela é Cecilia,te peço por favor que quando estiver realizando tua liturgia fale o nome dela diga algumas palavras para ela,te agradeço em nome de jesus cristo