sábado, 11 de dezembro de 2010

Superação: o retrato da mais bela arte

Publicado em 10 de dezembro de 2010

Apae promove peça Meu mundo é maior com o objetivo de sensibilizar o público para as possibilidades de inserção social de pessoas com deficiência


Goiânia pode conferir um espetáculo excepcional em muitos sentidos. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da Capita realiza no domingo, a partir das 19 horas, uma única apresentação do show Meu mundo é maior. No palco, 60 atores e bailarinos com deficiência física e/ou mental que são atendidos pela Apae mostram todas as suas capacidades de expressão artística e habilidades corporais e provam que podem muito mais do que geralmente se espera deles. Para acompanhá-los sob os holofotes, professores da instituição também atuam e dançam.

A narrativa é montada de forma lúdica e lança mão de diversos efeitos especiais, músicas diferenciadas e elementos que dão vazão às brincadeiras, envoltos em uma áurea mágica. O roteiro, a direção geral e artísticas são assinadas por Ronei Maciel. As coreografias são de autoria de Maciel e de Eurim Pablo e Carla Medeiros. O espetáculo, que tem duração de uma hora, objetiva sensibilizar o público para as reais possibilidades de inserção social de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla.

A história contada pelos atendidos pela Apae fala de um planeta especial chamado Gaia que é habitado por gigantes. Certo dia, a fim de conhecer melhor o seu mundo, os gigantes começam a explorá-lo e descobrem que não estão sozinhos. Os Povos do Fogo, o Reino das Águas, a Tribo da Terra e os Nômades do Ar são os outros habitantes do planeta e viviam separados até serem convidados por Gaia a descobrirem outros lugares e outros povos. Todos, então, percebem que, mesmo sendo diferentes, integram o mesmo planeta e que o seu mundo é bem maior do que eles imaginavam. O espetáculo foi baseado na coreografia Meu mundo é maior que foi apresentada por atendidos pela Apae de Goiânia no Festival Nossa Arte, promovido pela Federação Nacional das Apae's em meados deste ano.

FILANTROPIA
 
No Brasil, a primeira Apae foi criada em 1954. Atualmente, está presente em mais de 2,5 mil cidades em todo o País. Ela nasceu por iniciativa de famílias que se empenharam em quebrar paradigmas e buscar soluções para seus filhos com deficiência intelectual ou múltipla, preenchendo uma lacuna deixada pelo Estado, ineficiente, até hoje, em promover políticas públicas que garantam a inclusão social dessas pessoas. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, há mais de 50 anos, o objetivo da instituição é levar esperança e uma vida melhor a milhares de crianças e jovens deficientes e ainda lhes garantir direitos como os de qualquer outro cidadão.

A unidade da Apae em Goiânia foi fundada no ano de 1969 e hoje atende cerca de 400 usuários com deficiência mental associada ou não a outras deficiências físicas. Além do trabalho realizado nas áreas de saúde, educação e assistência social, a entidade ainda prepara, qualifica e encaminhas os jovens atendidos para o mercado de trabalho.

Meu mundo é maior
Quando: domingo, a partir das 19h
Onde: Teatro Basileu França – Avenida Universitária nº 1750, Setor Universitário
Ingressos: R$ 20,00 (preço único)
Ponto de Venda: Apae de Goiânia – Rua 255 nº 628, Setor Coimbra
Informações: 3226-8006 / www.goiania.apaebrasil.org.br

Nenhum comentário: